CONFIRA OS DADOS
No Ceará, a seca avançou em mais da metade do território do estado. A informação foi extraída a partir dos resultados mais recentes do Monitor de Secas, da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme).
Segundo os dados do mês de abril, a parte do território que não possuía seca caiu de 80,04% em março para 45,08% — o que representa que mais da metade do território cearense está afetado pela seca.
O indicador aponta que, em março, a chamada seca fraca atingiu 19,96% do estado, mas esse número aumentou para 54,92% no mês seguinte. Além da seca fraca, 1,54% do Ceará é afetado pela seca moderada.
As áreas mais afetadas são as regiões central e sul do Ceará. Segundo a Funceme, o impacto será notado na redução do plantio, dificuldade no crescimento das lavouras, pastagens e culturas agrícolas.
O Monitor de Secas é uma ferramenta que coleta dados mensalmente e realiza uma análise produzida de forma colaborativa por instituições de diversos estados e do Governo Federal. A coordenação é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na análise e validação dos dados no Ceará.
Nenhum comentário: