SEGURANÇA Após 20 anos ao furto do Banco Central, Ceará é o 3º Estado com maior presença do PCC///Segunda-feira, 30 de junho, 11h22

O censo mais recente do Primeiro Comando da Capital (PCC) mostra que o Ceará ocupa um papel de destaque na expansão da organização. Com 2.741 pessoas, o Estado fica atrás apenas de São Paulo (9.018) e Paraná (3.186) em quantidade de integrantes. Os dados foram obtidos pelo Ministério Público de São Paulo a partir da interceptação de mensagens entre os criminosos, que costumam fazer, periodicamente, censos sobre seus afiliados.⁠⁠
Em 2025, completam-se 20 anos do furto milionário do Banco Central. Natural do município de Boa Viagem, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, um dos líderes do furto milionário, era considerado um “primo” (simpatizante) do PCC desde 1994, quando participou do assalto a um carro blindado, em que dois vigilantes foram mortos e dois malotes foram levados. De acordo com a Polícia Federal, após o furto ao Banco Central, ele teria se escondido durante um tempo no interior paulista sob proteção da organização.⁠
Para Bruno Paes Manso, jornalista e autor do livro "A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", haveria digitais de lideranças do PCC nessa ação criminosa que desafiou o imaginário social dada sua complexidade e ousadia. Ele acredita que a alta cúpula da facção tinha conhecimento desse crime e que uma liderança superior teria reunido e articulado os homens que furtaram R$ 164 milhões.⁠

Informativo Óptica Morais <> Amanhã é dia de atendimento na óptica Morais, Terça-feira, 01/07, atendimento grátis, óculos e relógios com 25, 50 e té 70% de desconto!!!!



Futebol na TV: a programação completa dos jogos de hoje, segunda-feira, 30 de junho ////Dois jogos hoje pelo Mundial!!!!Hora do Fluminense encarar outro europeu////

 


Resumo do dia!!!!
Além da eliminação do Flamengo que retorna hoje ao Brasil, outra notícia vem a tona a demissão de Marcelo Paiva do Botafogo que pegou a imprensa de surpresa!!!!

MUNDIAL DE CLUBES, Veja todas as informações de Fluminense X Inter de Milão!!!!!!


Inter de Milão x Fluminense: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Inter de Milão e Fluminense se enfrentam nesta segunda-feira, 16h (horário de Brasília), no Bank of America Stadium, em Charlotte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes.
A Inter de Milão deixou para trás a derrota acachapante na final da Champions League com boas atuações na Copa, que renderam a primeira colocação do Grupo E. Foram duas vitórias, sendo a última delas na terceira rodada contra o River Plate.
O Fluminense estreou com boa atuação contra o Borussia Dortmund, mas desde então teve dificuldades contra Ulsan e Mamelodi Sundowns. Ainda assim, o time de Renato Gaúcho está em uma sequência de nove jogos sem perder.
Onde assistir: Globo, ge, sportv, CazéTV e Dazn.

Inter de Milão - técnico: Chivu

A equipe italiana tem o retorno de Marcus Thuram, recuperado de problemas físicos, mas a tendência é que o francês comece no banco de reservas para dar lugar ao jovem Pio Esposito. Na zaga, De Vrij deve começar no lugar de Darmian.

Escalação provável: Sommer; de Vrij, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Asllani, Mkhitaryan e Dimarco; Lautaro e Pio Esposito


Fluminense- técnico: Renato Gaúcho

Renato deve repetir a formação que usou contra o Borussia Dortmund na estreia da Copa de Clubes. A única alteração provável é no comando de ataque, com Cano no lugar de Everaldo.
Provável escalação: Fábio; Ignácio, Thiago Silva, Freytes; Samuel Xavier, Bernal, Martinelli, Nonato, Renê; Arias e Cano.

Arbitragem

Árbitro: Iván Barton (SVL)
Assistente 1: David Moran (SVL)
Assistente 2: Antonio Pupiro (NCA)

(*) ge



Caminhão com carga de tomate tomba, e motorista morre no Interior do Ceará

Um caminhão carregado com tomates tombou e o motorista morreu, na manhã deste domingo (29), na CE-138, na altura do Município de Alto Santo (a cerca de 245 km de distância de Fortaleza), no Interior do Ceará.

O acidente fatal foi confirmado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), em nota. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para a ocorrência.

Na ocasião, a vítima, um homem de 50 anos, estava dirigindo um caminhão, quando teria perdido o controle do veículo, que tombou. A vítima ficou presa às ferragens e devido à gravidade das lesões, não resistiu e morreu no local."Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará
Em nota

Um vídeo obtido pelo Sistema Verdes Mares mostra a cena do acidente. O caminhão tombou na lateral da rodovia estadual, e a carga de tomates ficou espalhada pela estrada. Outros motoristas ainda pararam os veículos para tentar ajudar a vítima do acidente, mas ele não resistiu.

(*) Diário do Nordeste



Suspeito de assaltar loja de chocolates é rendido por populares e preso no Ceará

Um homem de 29 anos, suspeito de roubar uma loja de chocolates, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), após ser rendido por populares, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último sábado (28).

Segundo a Corporação, policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) patrulhavam pelo Centro de Horizonte quando foram informados sobre um suspeito detido por populares, logo após um roubo em uma loja de chocolates.

"A equipe se deslocou até a rua Ciro Bilhar, onde encontrou o suspeito já imobilizado. Durante a ocorrência, foram recuperados R$ 62 em espécie e produtos pertencentes ao estabelecimento," informou a PMCE.

O suspeito - que não teve a identidade divulgada - também teria tentado roubar outro estabelecimento comercial, antes de roubar a loja de chocolates, de acordo com a Polícia Militar.

Ele foi levado à Delegacia de Horizonte, da Polícia Civil do Ceará (PCCE), onde foi autuado pelo crime de roubo. O preso já tinha antecedentes criminais por outros roubos e por furto.

(*) Diário do Nordeste

Foragido por dois homicídios no Ceará é preso em Minas Gerais após 9 dias escondido em mata

Um foragido da Justiça do Ceará, com dois mandados de prisão em aberto por homicídios, foi preso no Estado de Minas Gerais, na manhã deste domingo (29), após nove dias escondido na mata. Uma das vítimas do suspeito foi um menino de 9 anos.

A prisão foi decorrente de uma parceria entre a Polícia Civil do Ceará (PCCE), com auxílio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias Militar e Civil de Minas Gerais.

Após nove dias se escondendo em matas da região de Minas Gerais, o homem, de 22 anos, que já possui antecedentes criminais pelos crimes de homicídios e furto, foi localizado e preso após trocas de informações com as Forças de Segurança do Ceará."

O homem - que não teve a identidade revelada - é suspeito de participar de homicídios no Município de Canindé, no Interior do Ceará. Uma das ações criminosas vitimou uma criança de 9 anos, em janeiro de 2025.

A Justiça Estadual decretou a prisão preventiva do suspeito, após pedido da Polícia Civil. O alvo é investigado também por integrar uma facção criminosa e praticar outros homicídios e tentativas de homicídio.

A prisão ocorreu na cidade de Orizania, no Interior de Minas Gerais, após nove dias de buscas policiais por uma região de mata. Ao ser abordado, o suspeito apresentou documentos falsos. Ele foi levado a uma delegacia da Polícia Civil na região, onde foi autuado em flagrante por uso de documento falso, além do cumprimento dos mandados de prisão.

(*) Diário do Nordeste

Transnordestina deve ganhar pelo menos cinco portos secos; veja locais e como funciona, Iguatu poderá ser beneficiada!!!

A Transnordestina Logística S.A. (TLSA) estuda a construção de terminais para carga e descarga no caminho da Ferrovia Transnordestina nos estados de Piauí, Pernambuco e Ceará. A tendência é de que pelo menos cinco portos secos sejam construídos ao longo da linha férrea.

Esses detalhes foram repassados em entrevista ao Diário do Nordeste por Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), companhia responsável pela construção da ferrovia. Cinco infraestruturas denominadas de portos secos estão em análise para serem construídas na região.

Vamos ter um (porto) lá no Piauí em Eliseu Martins. Vamos ter um grande terminal nosso próprio lá. Além do Pecém, vamos ter muito provavelmente em Trindade (PE), por causa do polo gesseiro. Estamos avaliando Missão Velha e Salgueiro (PE), uma delas para se ter um, e provavelmente entre o Porto do Pecém e Iguatu, a gente deve ter mais um, ainda não sabemos em qual será o local. Serão da TLSA.Tufi Daher Filho
Presidente da TLSA e da FTL

Um porto seco tem a mesma estrutura existente em portos marítimos (a exemplo do Pecém) e fluviais (como o de Manaus), incluindo operação alfandegária e incentivos fiscais.

(*) Diário do Nordeste

Pastores brigam por comando de Assembleia de Deus há 7 anos e processo pode parar no STJ

Há sete anos, um imbróglio religioso e judicial vem afetando uma igreja evangélica com cerca de 2.200 membros no bairro Iparana, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dois pastores disputam a liderança da comunidade em uma contenda que se prolonga na Justiça Estadual e já envolveu até o acionamento da Polícia Militar.

Na última segunda-feira (23), policiais militares foram chamados para conter uma confusão em frente à Assembleia de Deus Templo Central Independente (TCI) de Iparana. Segundo o pastor Gleidailson Azevedo, que preside a congregação, um grupo ligado ao antigo pastor, Luiz Carlos Nascimento Barros, tentou arrombar e invadir o local.

No entanto, o pastor Luiz Carlos alega ser vítima de uma manobra permanente para afastá-lo das atividades. Desde 2020, há uma sentença judicial autorizando seu retorno como presidente do templo, mas ele estaria sendo impedido de adentrar no local.

Já Gleidailson rebate: aponta que Luiz Carlos foi expulso pela própria comunidade desde 2017 porque foi flagrado em “falta gravíssima”, envolvendo adultério e uso de álcool e drogas, em uma casa de praia. Assim, seria rejeitado pelos membros até hoje.

(*) Diário do Nordeste

Economia Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 nas primeiras semanas do prazo acertarão as contas com o Leão. Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal libera o segundo dos cinco lotes de restituição deste ano, o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos;
496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
148.090 contribuintes acima de 80 anos;
91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restiuição neste ano. Neste lote, não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade.

Liberada no último dia 23 a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

(*) Agência Brasil

Economia Caixa conclui pagamento da parcela do Bolsa Família de junho

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de junho do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (30) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 666,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançou 20,49 milhões de famílias, com gasto de R$ 13,63 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Os beneficiários de 30 cidades receberam o pagamento no último dia 16, independentemente do NIS. A medida beneficiou moradores de seis estados, afetados por chuvas ou por estiagens ou com povos indígenas em situação de vulnerabilidade: Alagoas (5 municípios), Amazonas (4), Paraná (6), Roraima (1), São Paulo (município de Diadema) e Sergipe (8).

A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

(*) Agência Brasil

Geral Polícia investiga crimes de estupro e tortura em nove estados

Policiais civis fazem, nesta segunda-feira (30), operação contra um grupo criminoso acusado de estupros e tortura de mulheres, além da divulgação das imagens pela internet. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro e em outras oito unidades da Federação: Distrito Federal, São Paulo, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Santa Catarina.

Até as 6h45, quatro pessoas tinham sido presas pela polícia. A Operação Abraccio começou a partir de uma investigação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, depois que uma mãe procurou a unidade para relatar que imagens íntimas de sua filha estavam sendo divulgadas.

A investigação constatou a existência de um grupo criminoso que se organizava por meio da rede social Discord e que fez dezenas de vítimas, das quais seis foram identificadas. Os atos violentos eram transmitidos online ou gravados, para serem divulgados posteriormente.

Entre as violências cometidas pelo grupo estava forçar vítimas a se mutilar com navalhas, fazendo-as escrever nomes dos criminosos na própria pele. Também são investigados crimes de misoginia e racismo.

No mês passado, uma das pessoas suspeitas de integrar o grupo foi presa. A partir da perícia de 80 mil imagens, áudios e vídeos encontrados em dispositivos eletrônicos, os policiais conseguiram chegar aos demais envolvidos.
(*) Agência Brasil

Educação Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (30) e vão até 4 de julho. Os candidatos que pretendem concorrer às bolsas que serão oferecidas para o segundo semestre deste ano podem se inscrever gratuitamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Criado em 2004, o Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições ensino particulares do todo o país.

Para estar apto a participar da seleção, o estudante deve ter o ensino médio completo, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou 2023 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do exame, além de não ter tirado zero na prova de redação.

Ao optar pela seleção para bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo ((R$ 2.277) e, para bolsas parciais, de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).

O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado em 7 de julho, na página do Prouni. A segunda chamada está prevista para 28 de julho.

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou a consulta prévia às bolsas, que estão disponíveis para mais 370 cursos de 887 instituições privadas.

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

(*)Agência Brasil

Segunda-feira da 13ª semana do Tempo Comum, 30 de junho, 09h07



Evangelho (Mt 8,18-22): Vendo uma grande multidão ao seu redor, Jesus deu ordem de passar para a outra margem do lago. Nisso, um escriba aproximou-se e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde fores». Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça». Um outro dos discípulos disse a Jesus: «Senhor, permite-me que primeiro eu vá enterrar meu pai». Mas Jesus lhe respondeu: «Segue-me, e deixa que os mortos enterrem os seus mortos».

«Segue-me»Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells(Salt, Girona, Espanha)

Júri Popular Acusado de matar 4 pessoas ex-policial que participava de um grupo de extermínio vai a Júri Popular /////29/06, 13h18

Acusado de matar quatro pessoas em uma só noite, sendo três da mesma família, o ex-policial militar Luis Mardonio Moraes da Silva deve sentar no banco dos réus no próximo dia 13 de novembro deste ano, a partir das 9h30.
O júri popular é referente ao assassinato de Adenilton Gadelha dos Santos, o primeiro a ser executado, segundo as investigações, por um grupo de extermínio formado por policiais e ex-policiais, na noite de 31 de janeiro de 2019, em Fortaleza.

Na época, Mardônio era soldado da ativa da Polícia Militar do Ceará (PMCE) lotado no então Batalhão de Policiamento do Raio (BPRaio). Após as acusações do Ministério Público, em maio de 2024 ele foi expulso da corporação.

🚨 RELEMBRE O CRIME

A vítima Adenilton Gadelha estava dentro de casa, no bairro das Goiabeiras, quando teve a residência invadida. Um grupo de cinco homens gritou: "não adianta fugir, aqui é a Polícia!".

Em seguido, os criminosos quebraram o cadeado e o portão e, em seguida, ordenaram que os familiares de Adenilton se afastassem e efetuaram os disparos.

Segundo a investigação, os projéteis retirados do corpo da vítima são compatíveis com a arma de fogo do ex-soldado Mardônio. Os suspeitos teriam entrado na casa de Natalino (Adenilton) falando: "Tu responde por um homicídio".

POLÍTICA Ciro vem ai


O ex-ministro Ciro Gomes está de saída do PDT e deve se filiar ao PSDB nos próximos dias. O movimento, articulado por Tasso Jereissati, busca fortalecer o partido no Ceará e reacender o protagonismo tucano na política nacional.
Segundo a Folha de São Paulo, a insatisfação de Ciro com a aliança do PDT com o PT para reeleger Elmano de Freitas foi decisiva para sua mudança.

Encontro com a cúpula do PSDB deve ocorrer já na próxima semana.

Prodígios do mundo pela Global Brasileiro de 16 anos é uma das 100 crianças prodígios do mundo

 

FOI APROVADO NO ITA COM 14 ANOS

O jovem brasileiro Caio Temponi, de apenas 16 anos, segue acumulando conquistas e reconhecimentos internacionais. Ele acaba de ser eleito um dos 100 prodígios do mundo pela Global Child Prodigy Awards (GCP Awards), na categoria “Inteligência e Memória – QI”. A premiação internacional reconhece talentos infanto-juvenis de diversas áreas e ocorreu em Londres.

Além disso, Caio também conquistou o 1º lugar na competição Notable Brazilian Awards em 2024, que destaca jovens notáveis por suas trajetórias de impacto no Brasil e no mundo.

Caio já soma 18 aprovações em universidades brasileiras, incluindo o 1º lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 2020, ano em que gabaritou a prova. Ele foi ainda o mais jovem aprovado da história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aos 14 anos.

Atualmente, cursa Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Matemática em uma instituição de ensino particular, conciliando as duas graduações. Caio também atua como influenciador educacional, compartilhando sua experiência e dicas de estudo com milhares de jovens que o acompanham nas redes sociais.

POLICIAL Homem é preso por matar a própria mãe

JÁ TINHA ANTECEDENTES CRIMINAIS
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (28), suspeito de matar a própria mãe, uma mulher de 51 anos, no município de Meruoca, no interior do Ceará. O crime é investigado como feminicídio.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a prisão foi realizada por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), no mesmo imóvel onde o crime aconteceu.

De acordo com os policiais, a vítima foi encontrada já sem vida, caída ao solo, com sinais de violência e marcas de luta corporal. O filho, que já tinha antecedentes por injúria, estava no local e chegou a ameaçar os agentes antes de ser contido e preso.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Sobral, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por feminicídio. Ele está à disposição da Justiça.

Cultura Obras de Raul Seixas uniram estilos em seus 26 anos de carreira

Com uma obra musical composta por 17 discos e mais de 300 músicas, lançados durante 26 anos de carreira, Raul Seixas completaria ONTEM,  sábado (28) 80 anos de vida. Considerado pai do rock brasileiro e cultuado por sucessivas gerações, o soteropolitano era um adolescente quando o rock surgiu no cenário musical, nos anos 50, e chegou ao Brasil. Influenciado e fascinado por toda a efervescência cultural da época, o artista criou um estilo próprio, combinando o ritmo ao baião, com referências a Elvis Presley.

A lista de canções memoráveis de Raul Seixas é longa, com letras contestadoras valorizam a crítica social e a liberdade individual: Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Ouro de Tolo, Eu nasci há 10 mil anos atrás, Sociedade Alternativa, Gita, Cowboy fora-da-lei, Tente outra Vez, Medo da Chuva, O trem das 7, Capim Guiné, Como vovô já dizia, Carimbador maluco, Al Capone, Mosca na sopa, Meu amigo Pedro, O dia em que a Terra parou, S.O.S., Aluga-se, Eu também vou reclamar.

Segundo o pesquisador de música popular e cultura e professor na Universidade Mackenzie, Herom Vargas, o sucesso de Raul Seixas demorou a acontecer. Ainda em Salvador, formou sua primeira banda, os Panteras, na época da Jovem Guarda, no final dos anos 1960. O grupo conheceu o cantor Jerry Adriani, que os convidou para ir ao Rio de Janeiro. Rebatizada de Raulzito e os Panteras, a banda gravou então seu primeiro disco. O pesquisador conta que essa foi a primeira tentativa de atingir um público mais amplo e nacional.


"É claro que, em Salvador, ele já era conhecido, mas, no Rio e no resto do Brasil, ainda não. Só que o disco não fez sucesso, e uma parte da banda voltou para Salvador, enquanto ele continuou no Rio, sem nenhum dinheiro. Aquilo que ele fala na música Ouro de Tolo é verdade. Ele passou um perrengue no Rio de Janeiro”, explicou Vargas.

Em seguida, Raul foi produtor na gravadora CBS, e esse período durou até surgir uma nova oportunidade para que se unisse a mais três cantores: Miriam Batucada, Sérgio Sampaio e Edy Star. “E esses quatro fizeram um disco chamado Sociedade da Grã Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10. É um disco de 71. Um disco experimental, difícil de de ouvir, que obviamente não fez sucesso. Essa foi a segunda tentativa”.

Raul Seixas continuou trabalhando, e em 1972, se inscreveu no Festival Internacional da Canção, com a a música Let Me Sing, Let Me Sing. Ele não ganhou o festival, mas a música teve alguma repercussão, abrindo as portas de outra gravadora, a Philips Records, na qual lançou um compacto com Ouro de Tolo. Logo depois, veio seu primeiro disco solo, o Krig-ha, Bandolo!, de 1973.

“Esse é um disco clássico que, ainda hoje em dia, é um dos que sempre aparecem nas listas dos melhores discos da música brasileira. Tem Mosca na Sopa, Rockixe, As minas do Rei Salomão e uma série de de músicas bem legais do Raul. Foi aí que ele ficou conhecido nacionalmente. Batalhando desde 66, 67, só chegou no grande público em 73. É uma história bem interessante esse início de carreira, os perrengues todos, e as idas e vindas de um compositor e de um cantor. Ainda bem que deu certo”, disse Vargas.

O compositor também explorou temas como misticismo, filosofia e contracultura, expressos em sua parceria com Paulo Coelho, principalmente no início da década de 1970. Já Cláudio Roberto foi o parceiro mais frequente de Raul depois da fase com Paulo Coelho, com a composição de mais de 50 músicas ─ com 31 delas gravadas entre 1975 e 1988. Raul ainda teve como parceiros Marcelo Motta, em canções como A Maçã e Se Ainda Existe Amor; e Marcelo Nova, no álbum A Panela do Diabo, em 1989, marcando uma parceria importante no final da carreira de Raul.

(*) Agência Brasil

Veja o chaveamento do Mundial de Clubes ////O Palmeiras é o primeiro brasileiro a passar as quartas-de-final!!!!O Botafogo volta pra casas!!!!O Flamengo joga logo mais as 17 horas!!!E o Fluminense joga amanhã!!!!




 

CNN Esportes Flamengo e Bayern de Munique fazem jogão por vaga nas quartas do Mundial////Onde assistir: DAZN (streaming), Globoplay (streaming), CazéTV (Youtube), SporTV (canal fechado), TV Globo


Em um dos duelos mais aguardados das oitavas de final do Mundial de Clubes, Flamengo e Bayern de Munique se enfrentam neste domingo (29). As equipes, gigantes do Brasil e da Alemanha, são comandadas pelos jovens Filipe Luís e Vincent Kompany, e a promessa é de uma disputa intensa pela posse de bola e domínio das ações ofensivas.

A bola rola às 17h de Brasília no Estádio Hard Rock, em Miami, na Flórida.

Quem avançar às quartas de final enfrentará o vencedor do confronto entre PSG e Inter Miami, que jogam às 13h (de Brasília) de domingo (29), no Estádio Mercedes-Benz Fashion, em Atlanta.
Filipe Luís e Kompany dividem inspirações

Pep Guardiola, técnico histórico com passagens por Barcelona e Bayern de Munique e atualmente no Manchester City, é fonte de inspiração tanto para Kompany quanto para Filipe Luís.

Em diversos momentos, ambos já falaram com admiração sobre o estilo de jogo proposto pelo treinador espanhol, mas as histórias de ambos com Guardiola são distintas.

Como capitão do City, Kompany trabalhou com Pep Guardiola por três temporadas na Inglaterra. O dia a dia no clube teve impacto decisivo na decisão de seguir carreira como técnico.

Filipe Luís, por sua vez, “sofreu” nas mãos do treinador. Como titular do Atlético de Madrid, o lateral-esquerdo enfrentou várias vezes o histórico time do Barcelona de Pep Guardiola.
Mistério na formação do Flamengo

Filipe Luís garantiu que não abrirá mão do “DNA do Flamengo” para enfrentar o Bayern de Munique, mas, como prática, o técnico faz mudanças pontuais pensando no adversário.

Na zaga, Danilo e Léo Ortiz disputam uma vaga ao lado de Léo Pereira. No setor ofensivo, Luiz Araújo e Arrascaeta são opções, e Gonzalo Plata e Bruno Henrique devem ser titulares.
Bayern de Munique

Com elenco completo à disposição, Vincent Kompany também tem muitas alternativas para montar o Bayern de Munique na partida deste domingo (29).

A novidade deve ficar por conta de Musiala entre os titulares. O jovem meia, que saiu do banco nas duas primeiras partidas da fase de grupos, ainda não iniciou um jogo no Mundial.
Flamengo x Bayern de Munique
Flamengo

Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Gerson e Arrascaeta (Luiz Araújo); Gonzalo Plata e Bruno Henrique - Técnico: Filipe Luís.
Bayern de Munique


Neuer; Laimer, Stanisic, Tah e Raphael Guerreiro; Kimmich, Goreztka e Musiala; Olise, Coman e Harry Kane - Técnico: Vincent Kompany.Motivo: Jogo das oitavas de final do Mundial de Clubes
Local: Estádio Hard Rock, em Miami (FL)
Data e hora: 29 de junho de 2025, às 17h de Brasília
Árbitro: Michael Oliver
Assistentes: Stuart Burt (ING) e James Mainwaring (ING)
Onde assistir: DAZN (streaming), Globoplay (streaming), CazéTV (Youtube), SporTV (canal fechado), TV Globo




CNN Esportes Em meio a reencontros, PSG e Inter Miami jogam pelas oitavas do Mundial


A partida entre Paris Saint-Germain e Inter Miami neste domingo (29) não envolve só a classificação para as quartas de final do Mundial de Clubes.

O jogo que começa às 13h (horário de Brasília) também coloca frente a frente velhos conhecidos e clubes que levam a competição de forma distinta.
Como chegam

O Inter Miami conquistou o direito de representar o país anfitrião no Mundial após ganhar o título da Supporters' Shield, prêmio dado para a melhor campanha na temporada regular da MLS, a Major League Soccer. Já o PSG entrou pelo ranking da maior entidade do futebol mundial. O título da Champions League 2024/25 garantiu o PSG na próxima Copa de Clubes.

Para chegar às oitavas, o PSG se classificou em primeiro lugar do Grupo B, considerado o "grupo da morte" da competição. A equipe comandada por Luis Enrique teve duas vitórias, contra Atlético de Madrid e Seattle Sounders, e uma derrota para o Botafogo.

Já o Inter Miami teve dois empates, contra Al Ahly e Palmeiras, e uma vitória, contra o Porto, garantindo a classificação como segundo colocado do Grupo
Reencontros

O jogo entre PSG e Inter Miami marca vários reencontros. O primeiro, e mais importante, do craque Lionel Messi com seu ex-clube. O argentino vai encarar o PSG pela primeira vez desde que decidiu deixar o Parque dos Príncipes em 2023.

E não para por aí. Messi também vai reecontrar Luís Enrique, técnico do PSG, que foi seu treinador no Barcelona. Não só ele, mas também Luis Suárez, Jordi Alba e Sergio Busquets, que estiveram no elenco comandado por Luis Enrique.

O técnico do Inter Miami, Javier Mascherano, também participou da Era Luis Enrique no Barcelona, e vai rever o amigo.

PSG e Inter Miami se enfrentam neste domingo (29), às 13h (horário de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.




Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 52 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2881 da Mega-Sena e o prêmio acumulado vai para R$ 52 milhões.

O sorteio foi realizado na noite deste último sábado (28) e o próximo sorteio, com a bolada acumulada, será no dia 1º de julho.

Outras 61 apostas acertaram cinco das seis dezenas, mas nenhuma delas é do Ceará

Veja os números sorteados:

11 - 13 - 16 - 34 - 35 - 39

Os sorteios da Mega-Sena são realizados às terças, quintas e aos sábados.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mais de 400 mil famílias cearenses terão gratuidade na conta de luz a partir de julho

A Enel Distribuição Ceará anunciou que cerca de 481 mil famílias cearenses terão a conta de luz aliviada a partir de 5 de julho.

O desconto é válido para os moradores de imóveis que têm consumo de até 80 kWh, garantindo 100% de desconto na conta de luz.

A isenção das tarifas não significa, entretanto, que os clientes deixarão de receber a conta de luz. A fatura ainda chegará às residências com a cobrança de encargos e tributos, como a contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Caso a família consuma mais que 80 kWh, paga apenas pelo excedente. Por exemplo, se o cliente tem um consumo mensal de 150 kWh, pagará por 70 kWh, parte do consumo que excede o teto da gratuidade.

O desconto é concedido automaticamente para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa – cerca de R$ 651,00 per capita. Também têm direito pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias indígenas quilombolas no CadÚnico, além de famílias atendidas em sistemas isolados por módulo de geração.

Cerca de 235 mil clientes do Ceará estão aptos a aderir à tarifa social, mas não recebem os descontos por problemas cadastrais. Caso o consumidor atenda aos requisitos e não possua o benefício na fatura, é importante checar se o cadastro está correto e atualizado no CadÚnico.

Com informações do Ceará Agora.

Chove em pelo menos 72 cidades do Ceará neste domingo (29), em Acopiara no centro-sul cearense choveu 35 mm

A chuva da madrugada e do início da manhã banhou pelo menos 72 municípios do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até as 8h20min deste domingo (29).

A maior precipitação foi registrada em Quixeramobim, com 65,4 mm, seguida por Fortaleza, com até 61,4 mm, e por São Gonçalo do Amarante e Alcântaras, ambas com 43,4 mm.

Na noite de sábado (29), a Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de chuvas intensas no Estado até a manhã de domingo (29).

Os dados da Funceme confirmam que, em alguns locais, como Quixeramobim e Fortaleza, houve chuvas intensas, com volumes elevados registrados em pontos isolados do Ceará.

Quixeramobim (Posto: SOP - Quixeramobim) – 65,4 mm

Fortaleza (Posto: Maraponga) – 61,4 mm

São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) – 43,4 mm

Alcântaras (Posto: Alcântaras) – 43,4 mm

Meruoca (Posto: Meruoca) – 43 mm

Mombaça (Posto: Boa Vista) – 39,8 mm

Fortaleza (Posto: Defesa Civil de Fortaleza) – 39 mm

Acaraú (Posto: Acaraú) – 38

São Gonçalo do Amarante (Posto: Sede) – 37,2 mm

Maracanaú (Posto: Maracanaú) – 37 mm

Com informações do Diário do Nordeste.

Coluna Social Hoje o blog homenageia o acopiarense radicado em Quixeramobim, Dr. Pedro Marques Ricarte! Parabéns Dr. Pedro, longos anos de vida ao conterrâneo.

Em 29/06/1931 nascia na cidade de Acopiara Ceará Pedro Marques Ricarte. Terceiro Filho de 06 de Manoel Ricarte sobrinho e Francisca marques de Oliveira. Vovô um rapaz que ficou órfão muito cedo... praticamente assumiu a responsabilidade no "criar" dos irmãos... Começou a trabalhar muito cedo e deu início sua trajetória comercial com 04 litros de cachaça... E tão logo montou seu estabelecimento de vendas de cereais ( estes vindos de Fortaleza em tropeiros demorando até um mês). também foi produtor rural. Local onde abrigou seu três filhos mais velhos por ocasião das investidas de lampião (Virgulino Ferreira Silva) na região pra saques nos estabelecimentos comerciais das cidades. Casou se com a vovó francisca Marques de Oliveira... Família tradicional na cidade. Vovô sempre foi um matuto astuto. Em 1942 construiu por trás do seu comércio a primeira escola particular de Acopiara pra educar seus filhos ( prédio de dois andares - praça da matriz ainda hoje existe.) Detalhe a professora vinha da cidade de Iguatu. Terminado o primeiro grau... Vovô adquiriu uma residência pra acomodar seus três filhos mais velhos ( Jacy...hoje com 94 anos... José Valter- falecido e Pedro). Foram estudar no liceu do Ceará. Meu pai e tio Zé valter muito astutos... estudavam durante o dia e trabalhavam a noite na então imprensa oficial do Ceará ( setor gráfico)... Montaram a primeira gráfica do Ceará com offset. Impressora veio da Alemanha de navio. Gráfica essa que passou a ser muito bem conduzida pelo outro irmão Antônio Juracy Ricarte. ( Gráfica Ricarte).. em 12/12 /1957 Pedro.. José Valter concluíram o curso de odontologia pela UFC. Poucos sabem mais o Dr Pedro tem três graduações..( odontologia..letras e filosofia e na época cursou inglês e fala fluentemente.) Por ocasião da construção do açude arrojado Lisboa ( Banabuiú) e barragem do Boqueirão ( barragem de QUIXERAMOBIM). Veio pra trabalhar com seu primo Geraldo Marques Holanda ( Eng civil) residente da obra do Banabuiú... Tão logo foi acolhido por QUIXERAMOBIM em 1958. Seca grande. Onde começou a prestar atendimento aos funcionários da construção da barragem e do açude Banabuiú.... Fixou residência... Montou seu consultório ( hoje) clínica São Pedro... Foi professor do colégio estadual... Funcionário da prefeitura e do estado. Casou com Neuly Maia Ricarte.. enfermeira e professora tiveram 04 (filhos. José Mauro... Pedro filho... Larissa...Dalvo Neto.) .. muito entusiasta com a profissão.. tornou-se uma referência na região na época de 60/70/80... E em 1962.. passou a ser proprietário rural adquirindo sua primeira fazenda A Boa Vista. Um eterno persistente..foi a Minas gerais em 1979. Com o então médico e grande amigo Dr Antônio Machado e do então recém formado médico veterinário Dr Cirilo Pimenta adquirir matrizes pra melhorar seu potencial produtivo ( em Três Corações... Águas Formosas.. Montes Claros) já que a Betânia tinha sido recém adquirida pelo Luiz girão. Um grande pai...um homem honrado... dedicado e voltado ao trabalho que nas suas palavras " TRABALHO NUNCA MATOU NINGUÉM". HOJE NESSE BREVE RELATO COMO FILHO MAIS VELHO DESSE GUERREIRO RENDO MINHA HOMENAGEM E GRATIDÃO POR TÊ-LO CONOSCO EM PLENA ATIVIDADE, LUCIDEZ, E PERSEVERANÇA NA SUA VIDA E PROFISSÃO DEDICADA A QUIXERAMOBIM. EM 2018 RECEBEU NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA UMA COMENDA COMO PARTICIPANTE DO PRIMEIRO CONGRESSO EM 1957..E EM 2018 COM O TÍTULO REMÍGIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA COMO O PROFISSIONAL MAIS ANTIGO EM PLENA ATIVIDADE. ATENDE DIARIAMENTE AO PÚBLICO MAIS VELHO NO SEU CONSULTÓRIO. CLARO PROCEDIMENTOS DE MENOR EXIGÊNCIA PRÓTESE E PEQUENAS CIRURGIAS DE EXODONTIA. . USA SMARTPHONE..DIRIGE.. ATIVO.. MEU PAI PARABÉNS. O SR É UM HERÓI. ( SUA ESPOSA FILHOS. . IRMÃ.. PRIMOS..SOBRINHOS E SEU NETOS. QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE SUA VIDA.UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE VIDA. UM APRENDIZADO ETERNO. !!!. HOJE FAZENDO 94 ANOS. TE AMAMOS MUITO!!!

(*) Por José Mauro Ricarte (Filho).
 

Tempo em Acopiara <> No momento 26° C, choveu na madrugada de hoje 35 mm! Domingo 29/06, 10h06

Chuvas intercaladas de 10 mm tem acontecido neste mês de junho, muito calor no dia e frio a noite com chuvas!!!!Ontem o índice pluviométrico aumentou para 35 mm. ótima chuva na terra do lavrador.  



 

INFORMATIVO FARMÁCIA PREÇO BAIXO!!!!Aproveite os últimos dias das promoções de São João!!!!!

OFERTAS MOVELETRO VÁLIDAS PARA HOJE, SÁBADO!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...