Após ação movida por Mayra Pinheiro, STF pede explicação ao presidente da CPI sobre vazamento de e-mail

O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), tem cinco dias para explicar a divulgação de informações sigilosas à imprensa envolvendo a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. A determinação é do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski.

Segundo Mayra, senadores teriam vazado conteúdos de e-mail dela, que estavam sob sigilo. As informações foram obtidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito a partir da quebra de sigilos telefônico e telemático da médica.

Após recorrer e ter o pedido de suspensão do acesso aos registros recusado, Mayra conseguiu, no dia 12 de junho, mantê-los em segredo, com acesso permitido apenas aos senadores. Na decisão que a protegeu, o ministro Ricardo Lewandowski disse que os dados “só podendo vir a público, se for o caso, por ocasião do encerramento dos trabalhos, no bojo do relatório final.”

Com tom de indignação, a secretária do Ministério da Saúde afirmou que os documentos foram divulgados “de forma ilegal”. Entre os conteúdos vazados, reportagens mostraram que Mayra ofereceu ao governo de Portugal o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no combate ao coronavírus, como a cloroquina.

Outro conteúdo vazado tinha um vídeo em que Mayra revela que preparou perguntas para enviar aos senadores governistas da CPI. A estratégia era uma tentativa dos senadores aliados ao Palácio do Planalto “jogarem” os questionamentos para ela, Mayra, “fazer o gol” durante seu depoimento. Durante o depoimento em meio à CPI da Covid-19, Mayra t buscou defender o governo federal em relação ao colapso da rede de saúde em Manaus, no começo do ano.

Related Post

Após ação movida por Mayra Pinheiro, STF pede explicação ao presidente da CPI sobre vazamento de e-mail BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 27 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...