Inflação na porta de fábrica é a maior da história para 12 meses

 

Índice de Preços ao Produtor teve a 23ª variação positiva seguida e o maior percentual acumulado desde 2014, aponta IBGE.




Os preços da indústria subiram 1,31% em junho e passou a acumular alta de 19,1% em 2021 e de 36,81% nos últimos 12 meses. Tratam-se dos maiores valores acumulados desde o início da série histórica iniciada em 2014.


Os dados do IPP (Índice de Preços ao Produtor), que mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


O gerente de análise e metodologia da pesquisa, Alexandre Brandão, afirma que a maior parte da variação de preços em junho pode ser explicada pelo que ocorreu com os preços das indústrias extrativas.

“Depois de dois meses consecutivos com variações negativas na comparação mês contra mês imediatamente anterior, os preços do setor subiram, em média, 8,71%, devido à variação dos preços em dólar no mercado internacional, apesar da apreciação do real no período”, afirma ele.
R7

Related Post

Inflação na porta de fábrica é a maior da história para 12 meses BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 28 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...