Um novo coronavírus é encontrado em morcegos no Reino Unido

 24/07/2021 > SÁBADO

Apesar da semelhanças com o vírus que causa covid-19, microrganismo só será capaz de infectar humanos se passar por mutações.


Chamado de RhGB01, o novo vírus é semelhante ao coronavírus que causa a covid-19

PIXABAY

Pesquisadores encontraram um novo coronavírus com origem em morcegos no Reino Unido. O estudo, realizado pela Universidade de East Anglia e pela Public Health England, e publicado na revista científica Nature, aponta que, apesar da semelhança com o vírus que causa a covid-19, não existem evidências de que possa ser transmitido para humanos até o momento.

Nomeado de RhGB01, é o primeiro coronavírus descoberto no Reino Unido. Segundo o estudo, deve estar circulando entre morcegos-martelos há anos, mas foi identificado recentemente, pois esse tipo de pesquisa nunca havia sido realizada na região.

Apesar de ainda não apresentar riscos a humanos, o vírus pode sofrer mutações ao longo do tempo, podendo assim, infectar pessoas, ressaltam os pesquisadores.

A mutação pode ocorrer caso um ser humano com covid-19 entre em contato com um morcego que esteja infectado com o novo vírus ou seus excrementos, de acordo com o estudo. Por essa razão, é altamente recomendado que se utilize equipamentos de proteção em caso de contato com morcegos infectados.

Segundo a pesquisa, os morcegos-martelos, portadores do vírus, não são comumente encontrados na América do Sul, sendo mais comuns em países da Ásia, Europa, África e Oceania.

O novo vírus se encontra no grupo de sarvecovírus, subgênero que engloba o SARS-CoV-2, responsável pela pandemia atual, e o SARS-CoV, responsável pelo surto de SARS em 2003.

A pesquisa foi realizada com 53 morcegos, capturados para a coleta de seus excrementos e soltos imediatamente após a realização desse processo, destacam os pesquisadores.

R7

Related Post

Um novo coronavírus é encontrado em morcegos no Reino Unido BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 24 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...