Bia Kicis critica sistema eleitoral e diz não poder provar “fraude” em 2018

Autora da PEC (Proposta de
Emenda à Constituição) do
voto impresso,
a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)
Autora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) afirmou que não pode provar que a eleição presidencial de 2018 foi fraudada. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou por mais de uma vez que houve fraude no pleito que o elegeu, mas não apresentou provas.

“Eu não vou entrar nesta seara. Sabe por quê? Porque eu não vou falar uma coisa que eu não possa provar. Eu não posso provar que teve fraude. Sabe por quê? Porque o sistema não é auditável”, falou a deputada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada na noite de sábado (24.jul.2021).

“O eleitor não tem como provar. Ele só sabe o que ele viu, que o voto dele não apareceu naquela urna. Aí você quer jogar para o eleitor o ônus de provar uma fraude? Isso é uma prova demoníaca. Não tem como. Agora, existem muitos indícios de problemas. Se foi fraude, se foi problema técnico, eu não sei.”

A PEC determina a exigência de impressão de cédulas em papel nas eleições, plebiscitos e referendos no Brasil. Segundo a proposta, as cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas indevassáveis de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria. Entenda a controvérsia em torno da PEC do voto impresso nesta reportagem.

“Eleição no Brasil virou um ato de fé. Você vota e reza para o seu voto ir para o seu candidato”, declarou a deputada.

“A questão é que virou uma contenda, uma guerra. O Parlamento sempre foi a favor do voto auditável. Só que desta vez, a Justiça Eleitoral entrou em campo exatamente para abortar até mesmo o debate. Então, isso é uma coisa muito pouco republicana.”

Related Post

Bia Kicis critica sistema eleitoral e diz não poder provar “fraude” em 2018 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 25 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...