Bio-Manguinhos vai produzir doses iniciais da vacina da Uece para testagem em humanos

Professora da Uece,
Izabel Florindo está à frente dos estudos
 (Foto: Edimar Soares)
Nas reuniões recentes realizadas entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) ficou acertado que a Bio-Manguinhos, instituição com sede no Rio de Janeiro e vinculada à Fiocruz, vai realizar a produção inicial da candidata cearense de vacina contra a covid-19, de acordo com a professora da Uece Izabel Florindo, responsável pelas pesquisas da HH120 Defenser.

Segundo a docente, documentação para ratificar burocraticamente a Bio-Manguinhos como produtora do montante inicial está em fase de separação. O apontamento de um centro de produção da amostragem inicial, segue Izabel, é condição obrigatória para que a solicitação de requisição junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prossiga. Após o aval da agência, a universidade dará início à testagem em humanos do potencial imunobiológico.

Até o momento, conforme a Anvisa, houve com a instituição do Ceará reunião de apresentação dos trabalhos pelos pesquisadores no dia 13 de maio deste ano, ocasião em que foram enviados questionamentos à Uece. “As informações apresentadas até o momento referem-se a testes realizados em animais (camundongos). Os investigadores estão desenvolvendo os testes iniciais para subsidiar o futuro uso do produto em estudo clínico Fase 1, isto é, primeiro uso em humanos”, informou ao O Otimista a agência.

Apresentação para hoje


Está prevista para esta quinta-feira (8) a apresentação do plano de atividades que se relacionam à produção da HH120 Defenser, explica Izabel, que aponta também que, entre as exigências da Anvisa, está a realização de testes na atual fase em outros animais.

“Estamos em vias de realização de testagem em hamster e outros animais. Todo o processo está correndo dentro do cronograma que nós definimos.” A também doutora em Bioquímica e pós-doutora em Bioquímica de Proteínas e Biologia Molecular afirma que a ideia é estar com essa etapa de testes concluída no próximo mês.

Related Post

Bio-Manguinhos vai produzir doses iniciais da vacina da Uece para testagem em humanos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 8 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...