Ceará é o 3º do Nordeste em análise de testes RT-PCR por laboratórios públicos

Teste começaram a ser realizados
em março do ano passado,
no início da pandemia no Ceará
(Foto: Reprodução /
Site Governo do Estado)
O Ceará figura como terceiro estado entre os mais populosos do Nordeste a realizar o maior número de testes RT-PCR, ou teste molecular, por meio dos laboratórios estaduais centrais de saúde pública desde o início da pandemia no Brasil.

Números divulgados nesta terça-feira (6) via IntegraSUS apontam que o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) processou pelo menos 500 mil testes do tipo. Não foi apresentado o quantitivo específico. O Lacen-BA, segundo dados oficiais mais atuais da secretaria baiana, realizou mais de um milhão de testagens do formato.

O Lacen-PE, informou ao O Otimista nesta terça a secretaria de saúde pernambucana, processou 589.519 amostras de RT-PCR. Os testes de diagnóstico da covid-19 são, desde o início da crise epidemiológica causada pelo novo coronavírus, a principal fonte de detecção da doença e, sobretudo durante o primeiro e segundo surtos da doença, foi considerada a principal ferramenta para que autoridades públicas pudessem tomar medidas relacionadas à contenção da covid-19.

Além dos testes RT-PCR, os estados realizam o teste rápido. Ambos os tipos são realizado em unidades públicas e privadas de saúde, ou mesmo em farmácias. O primeiro precisa ser realizado nos dias iniciais de sintomatologia e tem resultado mais preciso.

Casos e taxas de leitos
Até o fechamento deste conteúdo, o Ceará somava 2.270.803 casos notificados de covid-19 desde março do ano passado. As suspeitas são submetidas a diagnóstico e posteriormente confirmadas ou refutadas. Do total, 894.678 testes foram positivados também no período e 69.606 estão sob investigação.

No quantitativo de casos recuperados estão 628.154 pessoas. O total de óbitos estava em 22.791, com taxa de letalidade em 2,5. Até pelo menos o final do mês passado, o índice estava em 2,6 – número que marcava desde janeiro deste ano.

Em termos de ocupações gerais de leitos covid de enfermaria no Estado – considerando os de adultos, gestantes e infantis – a ocupação estava até as 18 horas de ontem em 39,38%. A de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava no mesmo horário em 64,25%.

No recorte de leitos de adultos também voltados a pacientes infectados pelo novo coronavírus, os números estavam, na mesma ordem e até o mesmo horário, em 37,55% e 65,15%. A ocupação de leitos de enfermaria de grávidas estavam com 4% de ocupação e de as de UTI do tipo, em 0%, também no mesmo horário.

Related Post

Ceará é o 3º do Nordeste em análise de testes RT-PCR por laboratórios públicos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 7 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...