Filha de zeladora da UFC, jovem da periferia de Fortaleza é aprovada em Medicina; ‘tento desde 2015’ Sem estrutura nem materiais, Laianne estudava pelo celular e por meio de apostilas doadas



“Não acreditei que seria possível. Pensava ‘não dá, não vou passar’.” A fala de Laianne Plácido Lima, 25, pode parecer pessimista, mas é quase regra para quem cresce sob os efeitos da desigualdade que assola a periferia de Fortaleza. A aprovação em Medicina é para ela, então, um divisor de águas.

Nesta terça-feira (28), com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após “9 dias de ansiedade e de pânico”, Laianne se conectou à plataforma e leu: “Parabéns! Você foi selecionada na chamada regular”.

Agora, ela vivencia, ao mesmo tempo, um fim e um começo.

Termina a série de tentativas de ser aprovada no curso dos sonhos, iniciada em 2015, quando fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez. E inicia a expectativa para entrar na sala de aula da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC).

Laianne é filha de Maria Célia, 56, zeladora de um dos campi da UFC em Fortaleza há 11 anos e maior apoiadora das metas e sonhos da jovem. Não concluiu os próprios estudos, como relata a filha, mas construiu para a menina um destino distinto.

“Pra me manter no cursinho, eu tinha ajuda dela somente. Muita gente desistiu porque não tinha apoio. Eu, sem o apoio dela, não passaria. Ela acreditou em mim”, emociona-se.

Extasiada pela conquista da filha, Célia relembra as dificuldades que ambas precisaram enfrentar.

"Tô muito feliz, graças a Deus a minha filha ter alcançado esse objetivo. Porque é muito difícil um filho de um pobre alcançar o que ela alcançou. Foi muita luta. Ano passado, ela passou na Universidade da Bahia, mas como não tive condição de manter ela lá, ela ficou aqui, continuou a estudar", relata a mãe.

Related Post

Filha de zeladora da UFC, jovem da periferia de Fortaleza é aprovada em Medicina; ‘tento desde 2015’ Sem estrutura nem materiais, Laianne estudava pelo celular e por meio de apostilas doadas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 1 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...