Herdeiros do Fundef: 9 mil pessoas encaram impasse para receber dinheiro de professores que morreram

Quando faleceu em 2019, aos 51 anos, a professora Lucileide Saraiva já lutava pelo direito de receber os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Há quase 4 anos, a espera passou para o filho, Karlo Bruno Silva, 31, um dos 9 mil herdeiros do Fundef no Ceará.

Cerca de 3.500 docentes da rede estadual cearense que já faleceram têm o direito de receber os valores do Fundef – o que é transferido, por efeito, como herança. Os milhares de familiares, porém, têm enfrentado impasse e burocracia para obter o dinheiro.

Ela ainda era viva e já falava desses valores, da luta na Apeoc. E hoje eu que estou nessa luta pelos direitos dela, que agora são meus. Sou filho único, éramos só eu e ela, então esse valor vai ajudar bastante. Não só a mim, mas aos outros.
KARLO BRUNO SILVA
Filho da professora Lucileide Saraiva

A autônoma Júlia Regina, 67, também figura entre os “herdeiros”. Após 37 anos de casamento com Luiz Francisco do Rego, jogador de futebol cuja real paixão era ser professor da rede estadual, viu o companheiro partir, em 2013, por uma doença bacteriana.

Restam 10 anos de saudade e dívidas do tratamento.

“É um dinheiro que, pode ter certeza, vai chegar em boa hora, porque depois que ele foi embora minha vida ficou muito difícil. Tive que arregaçar as mangas. Os primeiros a serem pagos deveriam ser os herdeiros e viúvas, porque não temos mais de onde tirar”, opina.

Related Post

Herdeiros do Fundef: 9 mil pessoas encaram impasse para receber dinheiro de professores que morreram BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 7 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...