Maria da Penha e Lola: leis batizadas a partir de mulheres combatem crimes dentro e fora da internet A cearense e a argentina erradicada no Ceará são símbolos contra a violência de gênero no Brasil.




Maria da Penha Maia Fernandes e Dolores Aronovich Aguero ou, simplesmente, Maria da Penha e Lola. Os nomes da farmacêutica e da professora universitária se expandiram para além dos documentos próprios, e batizaram leis que combatem a violência contra as mulheres. Nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o g1 relembra as legislações nomeadas a partir da cearense e da argentina erradicada no Ceará.

A primeira lei tem quase 17 anos de atuação, enquanto a segunda se aproxima dos cinco anos; uma combate as formas de violência doméstica, enquanto a outra se dedica aos crimes de misoginia na internet. Apesar das especificidades, ambas partilham algo em comum: o pioneirismo.

A Lei Maria da Penha foi, inclusive, considerada pela Organização das Nações Unidas (Onu) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Já a Lei Lola marcou por ser a primeira vez que o termo "misoginia" — aversão às mulheres — apareceu na legislação do Brasil.

A professora da UFC, inclusive, denunciou ter sofrido ameaças de morte e estupro recentemente por e-mail. Segundo Lola Aronovich, as mensagens recebidas contêm seus dados pessoais como documentos e endereço.

Related Post

Maria da Penha e Lola: leis batizadas a partir de mulheres combatem crimes dentro e fora da internet A cearense e a argentina erradicada no Ceará são símbolos contra a violência de gênero no Brasil. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 8 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...