Morreu aos 82 anos, vítima de problemas de saúde, nosso eterno aboiador, grande Mestre da Cultura no Ceará, Pedro Coelho da Silva.
Biografia
Pedro Coelho da Silva
Nascido aos 12 de abril de 1943, na cidade de Acopiara-CE.
Durante a infância aprendeu a lidar com o gado, vendo seu Avô, Chico Salviano.
Destacou-se como aboiador e poeta de Vaquejada recebendo inúmeros convites para participar das festas de apartação, como era conhecida a Vaquejada antigamente.
É pai de dois filhos: Pedro Júnior e Jardel Coelho, criados a partir exercício do ofício de vaqueiro do pai e dos cuidados e duro trabalho da mãe, Maria Iramar, com quem Pedro Coelho foi casado, vindo a divorciar-se depois de muito tempo, e hoje uma netinha que também adora animais e Vaquejada, e que se diverte a beça no sítio do vovô Pedro, a pequena Maria Fernanda, de oito anos de idade.
Os filhos, trabalharam por si e graduaram-se. Um em Administração de Empresas e o outro em Direito.
Pedro Coelho participou de inúmeros documentários, entrevistas e programas de televisão, nos quais se apresentou caracterizado com as vestes que o protegeram na sua profissão de vaqueiro, diga-se, Gibão, perneira, guarda-peito, luva, todos de couro curtido, e o velho chapéu, também de couro, que é sua marca registrada.
- Em um desses documentário fiz uma participação que foi gravado em CD e apresentado no Centro de Convenções de Fortaleza, Guardo como relíquia.
- Pedro participou de nossa adolescência e era frequentadr do bar do meu pai Milton Moreira (in memorian), principalmente quando Zequinha Queiroz (in memoriam) o levava para as vaqueijadas em todo o Estado. Época de ouro.
- Foi premiado em TV aberta nacional, vários prêmios por todo o nordeste, era conhecidíssimo, e deixa uma lacuna enorme em nossa cultura local.
Sua fé inabalável em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e em Santa Luzia o protegeram a chegar até aqui, aos 82 anos de idade.
Pedro Coelho foi diplomado pela Universidade Estadual do Ceará como Mestre da Cultura Cearense na arte do Aboio, e ficou conhecido como Pedro Coelho aboiador, o Poeta Vaqueiro do Sertão.
Tem o prazer de dizer que é amado pelos filhos e que tem incontáveis amigos e admiradores, seja gente simples, seja artista famoso.
Toda a sua história é documentada em suas toadas, que são as músicas por ele composta enquanto lida com as tarefas diárias de sertanejo da roça, atribuições e arte que ainda hoje exerce, mesmo com avançada idade.
Também tem fotos e vídeos na sua rede social Instagram, e no YouTube é fácil de se encontrar pelo Pedro Coelho aboiador.
Nenhum comentário: