Chegada das águas do São Francisco no Castanhão em 2021 depende de cenário chuvoso e esbarra no alto preço da água

Açude Castanhão no Ceará
Desde outubro de 2020, a água do rio São Francisco preenche os 53 quilômetros do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC), por onde deve chegar ao Castanhão, abastecendo a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Contudo, é possível que o percurso até o maior reservatório do Estado não seja feito ainda em 2021, conforme a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH) havia previsto. A liberação depende do cenário hidrológico estadual e das negociações tarifárias, tendo em vista o alto custo da água.

De acordo com o diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças, o Ceará, assim como outros estados receptores da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), entregou seu Plano Operativo Anual no ano passado. O documento expõe cenários de aporte dos reservatórios e de qual seria a demanda de água.

“Estamos preparados e há o pedido junto à União para liberação de água, mas ela depende dos cenários que vão se desenhar”, diz. Um dos aspectos a serem observados para essa liberação ou não seria o prognóstico sobre a quadra chuvosa cearense, que vai de maio a fevereiro.
(*) Matéria replica do Jornal O Povo

Related Post

Chegada das águas do São Francisco no Castanhão em 2021 depende de cenário chuvoso e esbarra no alto preço da água BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...