Cientista brasileiro recomenda lockdown nacional para conter 2º onda

Miguel Nicolelis (Professor da (DUKE)
EUA
O cientista brasileiro Miguel Nicolelis (professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos), em entrevista à BBC publicada hoje (8), disse que o Brasil precisa de um lockdown nacional para enfrentar a segunda onda da epidemia de Covid-19
“O Brasil precisa fazer algo muito parecido ao que aconteceu na Grã-Bretanha nos últimos dias. Isso, aliás, veio a partir do comitê científico britânico, que pressionou o primeiro-ministro e o governo para fazer um lockdown mesmo com o início da campanha de vacinação por lá. Era óbvio que não dava para esperar a vacina fazer seu efeito populacional. É preciso conter a escalada para o sistema de saúde não colapsar (…).
Nós vemos algumas particularidades muito específicas dessa segunda onda. Nós temos uma cepa que é mais transmissível, o que significa que vamos ter mais pessoas infectadas. Além disso, há um número de jovens e crianças afetados que está aumentando proporcionalmente. Até hospitais pediátricos em São Paulo estão com problemas de demandas de vagas para atender casos”.
Ele disse também:
“É evidente que sou sensível a todo o debate sobre a questão econômica. Mas essa dicotomia é falsa. Se o número de mortes começar a disparar, o sistema de saúde colapsa e nós não temos condições de manejar a pandemia da maneira correta. O que vai então acontecer com a economia? Ela também vai colapsar. As pessoas vão começar a morrer em números altíssimos por outras doenças e não vamos ter nem gente para fazer a economia girar. Não vamos ter pessoas para trabalhar, produzir e consumir bens”.
(*) Matéria replicada do CN7

Related Post

Cientista brasileiro recomenda lockdown nacional para conter 2º onda BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...