Juiz manda soltar PM e ex-militar presos suspeitos de extorsão e homicídio no Ceará

Após um mês e meio detido, o sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) José Eliomar Nazareno foi solto. Ele e o ex-PM Wandson Luiz da Silva são suspeitos de integrar um grupo de extermínio em Fortaleza há, pelo menos, dois anos e foram presos em flagrante no dia 5 de novembro deste ano por extorsão mediante restrição de liberdade.
A decisão proferida no último dia 15 de dezembro, pelo juiz Eduardo de Castro Neto, da 6ª Vara Criminal de Fortaleza, também foi a favor da aplicação da medida cautelar para Wandson Luiz. No entanto, de acordo com a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), o ex-PM continua preso sob força de outra ordem judicial.
Para o Juiz Eduardo de Castro Neto, sobre José Eliomar e Wandson Luiz, o prazo da prisão preventiva dos suspeitos extrapolou sem haver razão.
"Apesar de ter plena certeza da necessidade imperiosa que impulsionou o Ministério Público a enviar autos com dois presos para diligência, não é possível mantê-los no cárcere sem risco de cair em ilegalidade flagrante", disse.
O magistrado decidiu que eles fiquem monitorados por tornozeleira eletrônica e justificou que a decisão é para assegurar a não interferência dos agentes no andamento das investigações e que eles não se aproximem das testemunhas ou vítimas. O Ministério Público do Ceará (MPCE) aguarda realizações de perícias nas armas apreendidas com os dois suspeitos.
"Observo que o delito pelo qual encontram-se sendo investigados é extremamente grave e o fato de serem policiais militares, cujo dever é proteger a população, torna o fato ainda mais danoso", conforme trecho da decisão. A dupla deve permanecer em suas residências e comparecer a todos os atos processuais para os quais forem intimados.
Flagrante

No início de novembro, equipes da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) saíram em diligências após familiares da vítima denunciarem um possível sequestro realizado no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. Homens que se passavam por policiais civis invadiram a casa da vítima e disseram que teriam de conduzi-la para prestar depoimento.

Minutos depois, a esposa da vítima recebeu ligação dizendo que o homem só seria liberado após pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate. O sargento e o ex-PM foram flagrados participando do crime, e o dinheiro foi recuperado. A CGD destacou que a DAI está concluindo as últimas diligências nos inquéritos que envolvem a dupla e foram adotadas providências administrativas para apuração também na seara disciplinar. A defesa dos suspeitos não foi localizada pela reportagem.

Histórico

Wandson Luiz foi expulso da PMCE no ano de 2018. Ele já tinha sido preso duas vezes antes da última captura em novembro. Em maio deste ano, o ex-PM foi detido pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), por suspeita de matar Alisson Rodrigo Silva Rodrigues, de 32 anos, na Praça da Igreja de Fátima, na Avenida Treze de Maio. Uma motocicleta utilizada no assassinato de Alisson Rodrigues liga Wandson a outro PM suspeito de integrar o grupo de extermínio.

Já o sargento José Eliomar respondeu a dois processos que foram arquivados na Auditoria Militar do Ceará neste ano, sobre fatos ocorridos no exercício da função pública. O mais antigo é de 2015, quando ele e outro militar foram denunciados por subornar um motorista que estava sem habilitação para dirigir, em Pajuçara, Maracanaú.

No caso mais recente, o militar baleou duas vezes um suspeito que tentava fugir de uma abordagem policial, no bairro Serrinha, na cidade de Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Juiz manda soltar PM e ex-militar presos suspeitos de extorsão e homicídio no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...