Sarto fiscaliza obras e acompanha transformações urbanísticas na Barra do Ceará

Prefeito de Fortaleza: José Sarto
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), visitou, na manhã desta quarta-feira (13/01), importantes intervenções em execução na Capital. Além da urbanização do Morro do Santiago, o gestor acompanhou as obras do Projeto Beira Rio, ambas em andamento na Barra do Ceará. A iniciativa reafirma as prioridades elencadas pela atual gestão no âmbito do urbanismo, do turismo sustentável e da geração de emprego e renda.
Morro do Santiago
Ao caminhar por uma das vistas mais privilegiadas da Cidade, Sarto vistoriou as transformações em curso no Morro do Santiago. Orçadas em R$ 299.706,56, as obras incluem, além da construção de um mirante, novo passeio, pintura, contenção, mobiliários urbanos e boxes para empreendedores locais. Além disso, a urbanização de vias e o espaço destinado à segurança cidadã pluralizam a nova ambiência local.
“Este é o ambiente onde me criei. Ao revisitar a Barra do Ceará, vejo o encontro do rio com o mar, onde costumava nadar quando criança. Esta é a geografia que me fez crescer sensível às causas da população mais carente. A qualidade das obras aqui desenvolvidas é a mesma da área mais nobre de Fortaleza”, assegurou.
Escola Areninha
A Prefeitura de Fortaleza está investindo, também, na construção de uma nova Escola Areninha no território percorrido. Acompanhado pelo secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, Sarto conheceu as futuras instalações que ampliarão a oferta de matrículas municipais em tempo integral.
“Dentro de 60 dias, essa estrutura deverá ser concluída. Quando a retomada das aulas presenciais estiver autorizada, mais de 300 alunos serão beneficiados com aulas no contraturno escolar”, esclareceu o titular da Seinf.
Projeto Beira Rio
Os investimentos intersetoriais destinados à região contemplam, simultaneamente, o projeto Beira Rio. 20% executadas, as intervenções garantem melhorias distribuídas em 33 mil m² de área, beneficiando todo o entorno da orla local, requalificando integralmente a margem do Rio Ceará e incluindo, além da rua José Roberto Sales, as avenidas José Lima Verde e Ulisses Guimarães.
Nessa perspectiva, até janeiro de 2022, o cenário será composto por amplo calçadão com quiosques, quadras de areia, pavimentação, iluminação especial, projeto paisagístico, área de contemplação com guarda-corpo e Academia ao Ar Livre. Paralelamente, a Praça Santiago vem sendo revitalizada e contará com novo piso, mobiliários urbanos e quadras poliesportivas.
Para otimizar a experiência de fortalezenses e turistas, a faixa de praia será equipada com chuveirões. Além disso, novas estruturas serão incorporadas. Visando à democratização do acesso, serão implantados bicicletários, vagas de estacionamento e melhorias voltadas à acessibilidade.
Integrado à Vila do Mar, o novo complexo irá fomentar a ocupação qualificada, o turismo sustentável e o comércio local. Para a finalidade, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7,8 milhões.
“Sinto orgulho de estar acompanhando estas obras iniciadas pelo ex-prefeito Roberto Cláudio. O intuito da proposta é integrar este espaço da Vila do Mar à Beira Mar, oferecendo o mesmo padrão de serviço público. O financiamento para a conclusão está garantido por recursos internacionais, que trarão, além de nova iluminação, maior trafegabilidade, segurança no trânsito, inclusão da juventude e estímulo à economia local”, sintetizou Sarto.
Diálogo intersetorial
Na ocasião, o prefeito dialogou, ainda, com a população acerca de demandas comunitárias. “Estamos mostrando a presença da Prefeitura, conhecendo os desafios e catalogando demandas para resolver o que for possível”, afirmou.
Avaliação positiva
Moradora da região há mais de quatro décadas, a aposentada Luzanira de Oliveira elogiou a iniciativa.
“É muito bom observar que o prefeito está preocupado em garantir uma maior qualidade de vida a quem mais precisa. Nós acreditamos que todas essas intervenções venham transformar vidas para melhor”, afirmou.
Já o aposentado Wellington Lima elencou os impactos estimados para as futuras gerações.
“Além de valorizar a região onde vivo, essa atenção da Prefeitura está aumentando a sensação de segurança e elevando a nossa autoestima. Tenho 17 filhos e estou criando o meu bisneto nas melhores condições possíveis“, considerou.
(*) Com informações Ceará Agora

Related Post

Sarto fiscaliza obras e acompanha transformações urbanísticas na Barra do Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...