Em 15 dias, Ceará tem novembro com maior volume de chuva dos últimos 50 anos A previsão para as próximas semanas é de continuidade das chuvas no Ceará, sobretudo na porção Sul do Estado


O volume de chuva acumulado nos primeiros 15 dias deste mês atingiu uma marca inédita no Ceará. O índice já é superior a todos os outros meses de novembro desde 1972 - data em que a Funceme inicia o monitoramento no Estado.

Em nenhuma outra vez, nas últimas 50 décadas, novembro registrou tanta chuva. Este volume atual já supera em 10 vezes a média histórica para todo o mês, que é de apenas 5,8 mm. Os dados, no entanto, são parciais e podem sofrer alteração tanto para mais quanto para menos.

Mas, o que explica tantos volumes pluviométricos neste mês que antecede a abertura oficial da pré-estação chuvosa (dezembro-janeiro) no Ceará?

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explica que um fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem atuado com intensidade e, isso, "contribui para ocorrência das chuvas".

"A La Niña continua atuando e ela está favorecendo as subidas das frentes frias até a Bahia - que avançam, em seguida, ao Ceará -, consequentemente formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)", detalha Flaviano. "Esse sistema [ZCAS] provoca bastante chuva em áreas isoladas, principalmente nas áreas mais ao Sul do Ceará", conclui.

A La Niña é o esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Quando ela está atuando, aumentam as chances de ocorrência de chuvas em uma porção do Brasil, que contempla o Ceará.

REGIÃO MAIS BENEFICIADA

Conforme explicou Fernandes, o Sul do Estado tem sido mesmo a região mais beneficiada. Os números corroboram a fala do especialista. Das oito macrorregiões cearenses, o Cariri é a que acumula o maior índice, com 126 milímetros. O volume é quase 6 vezes superior à média histórica mensal (22,5 mm).

Em Tempo <> Na cidade de Acopiara no centro-sul do Ceará choveu:
dia 04/11 <> 19 mm
dia 05/11 <> 8 mm
dia 06/11 <> 20 mm
dia 07/11 <> 92 mm com aumento em algumas localidades de bairros e zona rural.
uma soma de <> de 139 mm nos quatro dias. E ainda mais uma chuva de 15 mm dia 13 de novembro <> um total de 154 mm. última chuva na terra do lavrador dia 13 de novembro.

(*) Arquivo <> www.carlosdehon.com


Related Post

Em 15 dias, Ceará tem novembro com maior volume de chuva dos últimos 50 anos A previsão para as próximas semanas é de continuidade das chuvas no Ceará, sobretudo na porção Sul do Estado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...