Uma homenagem às Copas do Mundo e ao mestre Airton Fontenele em Fortaleza Exposição “O Brasil em Todas as Copas do Mundo 1930-2022”, que é gratuita, fica aberta à visitação de quarta a sábado, das 9 às 20 horas, e aos domingos, das 9 às 13 horas



A seleção brasileira inicia nesta quinta-feira, 24, sua trajetória na Copa do Mundo do Catar em busca do tão sonhado hexacampeonato. O primeiro compromisso acontece diante da Sérvia, às 16 horas. No Ceará, o clima verde e amarelo se mistura à história de quem dedicou a própria vida ao esporte cearense, nacional e, sobretudo, à história das Copas do Mundo. Em Fortaleza, o público pode conferir a exposição “O Brasil em Todas as Copas do Mundo 1930-2022”, tributo a Airton Fontenele.

“O futebol é tão mágico que mereceu ser contado pela paixão das linhas geniais de Airton Fontenele”, descreve a filha do historiador e curadora da exposição, Elizabeth Silveira Fontenele. Beth, como é conhecida, também é jornalista e radialista e busca deixar vivo o legado do pai. “É o primeiro passo mais abrangente com o objetivo de homenagear e resgatar esse legado, a trajetória e obra de Airton Fontenele no âmbito da literatura esportiva”, destacou a filha, que participou diretamente das últimas obras de Airton.


“Participei dos três últimos livros, na coordenação editorial. Fiz parte, entrava na gráfica e via todo o processo do livro sendo feito. Também dei algumas ideias, como incluir mapas, ilustrações, dando um diferencial. Com meu pai, aprendi a gostar de futebol, em especial da Seleção Brasileira. Tive o privilégio de ter muitos momentos especiais e muito orgulho de ser sua filha. Fui testemunha diária de sua dedicação ao trabalho de memória do futebol”.

A mostra traz livros, revistas, itens esportivos e dezenas de anotações do acervo do pesquisador de futebol, falecido em 2019, e que se tornou referência no assunto. A exposição é realizada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), de forma gratuita. Além de fotos históricas, o público pode acompanhar um vasto acervo que inclui camisas e até uma carta do “Rei do Futebol”, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

A exposição fica aberta à visitação de quarta a sábado, das 9 às 20 horas, e aos domingos, das 9 às 13 horas. Inaugurado na última sexta-feira, 18, o público poderá conhecer o acervo até 30 de dezembro no hall da recepção do CCBNB.

TRAJETÓRIA

O historiador Airton Fontenele é considerado uma das grandes autoridades do País em pesquisa sobre a seleção brasileira, além de ter dedicado boa parte da obra ao futebol cearense. Ele faleceu em 2019, aos 92 anos. Ao todo, foram nove livros sobre a Seleção Brasileira sobre Copas do Mundo, América e das Confederações. Pelo seu trabalho, recebeu reconhecimento da Fifa e CBF. Airton nasceu na cidade de Viçosa do Ceará, no Interior do Estado, e ficou marcado por ser uma das principais fontes da imprensa esportiva.

Suas obras foram escritas a partir de registros sobre jogos e campanhas históricas que fazia desde 1938. Em sua própria residência, Airton chegou a montar um museu da memória do futebol cearense e nacional.

(*) Jornal Opinião Fortaleza

Related Post

Uma homenagem às Copas do Mundo e ao mestre Airton Fontenele em Fortaleza Exposição “O Brasil em Todas as Copas do Mundo 1930-2022”, que é gratuita, fica aberta à visitação de quarta a sábado, das 9 às 20 horas, e aos domingos, das 9 às 13 horas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...