crimes sexuais no Ceará em 2022 são crianças e adolescentes Apesar da gravidade do problema, o número de prisões em flagrante para esse tipo de violência chega a só 13%. Foram apenas 141 no Estado, 24 a mais que no mesmo intervalo do ano anterior



Os homens entravam e saíam, a todo instante, da casa de Ester*, no Serviluz, periferia de Fortaleza. Aos 12 anos, foi exposta a abusos e obrigada a se deitar, com quem a mãe decidisse, por alguns trocados. A escuridão do local escondia, por ora, a cara de sofrimento da adolescente. Após aquela primeira violência sexual, torceu para que nenhum outro abusador chegasse no restante do dia.

Ester, aos poucos, foi sendo convencida pela mãe a permanecer no que ela chamava de ‘trabalho’. Conheceu as drogas também. As palmas das mãos e os dedos já não eram mais os mesmos após o uso de crack. O corpo franzino ficou ainda mais magro. Já não se reconhecia mais no espelho. Suportou por cinco anos.

Com 17, fugiu. Recorreu à avó, que morava em Mondubim, noutro extremo da Capital, porque não aguentava mais a vida que levava. Pediu socorro: ‘não aguento mais’.

Orientada por uma vizinha, a avó foi até uma delegacia registrar um boletim de ocorrência. Após o registro, um inquérito policial foi instaurado e iniciada a investigação. Com provas levantadas, a vítima foi acolhida e encaminhada para uma rede de apoio, onde, pela primeira vez, recebeu a atenção e os cuidados necessários por conta da extrema situação de vulnerabilidade que vivenciava.

Ester precisou tratar de doenças sexualmente transmissíveis e foi encaminhada para clínicas para acompanhamento da dependência química que tinha. A mãe foi indiciada.

Há décadas, histórias como a de Ester - de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais - se repetem no Ceará. Em 1º de julho de 2021, Daiana*, de 12 anos, escreveu uma carta para as irmãs relatando os estupros praticados pelo próprio pai, no município de Caucaia, na Grande Fortaleza. As violações aconteciam desde os sete, mas, segundo a vítima, ‘conseguia disfarçar bem’ e ninguém na casa percebia que a criança alegre, por dentro, estava ‘desmoronando’.

Related Post

crimes sexuais no Ceará em 2022 são crianças e adolescentes Apesar da gravidade do problema, o número de prisões em flagrante para esse tipo de violência chega a só 13%. Foram apenas 141 no Estado, 24 a mais que no mesmo intervalo do ano anterior BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...