Atentado em Aracruz: adolescente planejou crime por dois anos e vestiu símbolo nazista Adolescente de 16 anos usou arma do pai e carro da família para invadir escolas e atirar contra alunos e professores. Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas



O adolescente de 16 anos suspeito de ser o autor do atentado contra duas escolas do município de Aracruz (ES), que matou três pessoas e feriu outras 13, teria planejado a ação por pelo menos dois anos, indica a Polícia Civil do Espírito Santo.


Os profissionais Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti, a primeira unidade de ensino atacada e onde o infrator estudava até alguns meses atrás, vinham recebendo ameaças de morte, informou a corporação em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (25).

Segundo a polícia, após o crime, o adolescente se escondeu na casa dos pais, onde confessou o atentado. O pai dele, um tenente da Polícia Militar, acionou a polícia e informou sobre a localização do filho. A arma utilizada no crime pertencia ao pai do adolescente e o veículo usado na ação foi encontrado na garagem da família.


“Ele contou que há dois anos estava planejando esse ataque. Hoje ele acordou e resolveu executar. Ele pegou o carro do pai, cobriu as placas, cometeu o ato e depois voltou pra casa. Ele se abrigou numa segunda casa que a família tinha”, explicou o chefe da Polícia Civil, José Darcy Arruda. As informações são do portal UOL.

De acordo com o delegado, o rapaz portava duas armas de fogo, um revólver calibre 38 e uma pistola ponto 40 que pertencia ao pai dele.

A Polícia acredita que o adolescente não tinha um alvo definido e apontou que vai investigar como ele se relacionava na internet.

O adolescente foi afastado da unidade de ensino no primeiro semestre deste ano por “não se adaptar à rotina da escola”, informou a polícia. As autoridades acreditam que ele seja o autor de ameaças contra uma diretora e um professor da instituição. A motivação das ameaças não foi esclarecida.
3 mortos e 13 feridos

O adolescente apontado como autor do atentado contra duas escolas foi apreendido na tarde desta sexta-feira (25).

Em coletiva de imprensa, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, afirmou que o suspeito entrou primeiramente na Escola Estadual Primo Bitti, quebrando o cadeado e invadindo a sala de professores. Lá, ele atirou em 11 pessoas: duas delas morreram no local.

Segundo informações do Capitão Alexandre, do 5º Batalhão da Polícia Militar, após o primeiro ataque, o atirador entrou em um veículo do modelo Renault Duster, de cor dourada, com as placas cobertas, e foi para o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), onde fez as demais vítimas.

Por volta das 19h, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou o número de feridos e o estado de saúde das vítimas. Segundo a pasta, o Samu atendeu, ao todo, 16 vítimas, sendo constatados três óbitos no local.
Suástica nazista

O rapaz vestia uma roupa militar, com colete à prova de balas e estava encapuzado. Na vestimenta, havia uma espécie de braçadeira que, mais tarde, foi confirmada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), como um símbolo nazista.


“Ele carregava na sua roupa camuflada um símbolo da suástica. A investigação que vai dizer, mas estamos destacando a existência do símbolo. Alguns jovens têm interação, comunicação com grupos violentos e até nazistas do mundo todo”, afirmou o gestor em coletiva de imprensa ao lado das autoridades policiais.

Segundo a polícia, o rapaz estava calmo e não demonstrou arrependimento ao ser interrogado.


“Parecia que ele estava em estado de choque, mas estava tranquilo. Não conseguimos ver esse arrependimento, não”, disse o superintendente da Polícia Norte João Francisco Filho, segundo informações do site A Gazeta.
Homicídio triplamente qualificado

Segundo informações da Polícia Civil, o atirador responderá por ato infracional análogo ao crime de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, perigo comum e impossibilidade de defesa às vítimas. Duas das três vítimas mortas tiveram seus corpos velados na manhã deste sábado, 26.

Ele também responderá por tentativa de homicídio aos feridos no atentado. Seis pessoas ainda seguem hospitalizadas, de acordo com o UOL. O adolescente foi encaminhado ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. As armas no crime foram apreendidas e serão submetidas a perícia.

Related Post

Atentado em Aracruz: adolescente planejou crime por dois anos e vestiu símbolo nazista Adolescente de 16 anos usou arma do pai e carro da família para invadir escolas e atirar contra alunos e professores. Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 27 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...