OBRAS FEDERAIS PARALISADAS SOMAM MAIS DE 27 BILHÕES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

 


Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que dos mais de 22,5 mil contratos pagos com recursos da União, 8.674 foram interrompidos. As obras suspensas somam R$ 27,2 bilhões.

O setor da Educação é o que tem a maior quantidade de obras paralisadas: 4.473. Na sequência, surgem Saneamento (388), Saúde (289) e Infraestrutura de Transportes (277).

Os dados são atualizados a cada dois anos pelo TCU no “Painel de Obras Paralisadas”.

O painel informa as principais causas das obras paralisadas. Com base em análise amostral realizadas em 2018, o mau planejamento dos empreendimentos é o principal fator de paralisação. O gerenciamento ineficiente dos contratos está geralmente relacionado a projeto básico deficiente; falta de contrapartida de estados e municípios; e falta de capacidade técnica para execução do empreendimento.

O bloqueio de obras com indícios de irregularidades graves pode ser revisto a qualquer momento ao longo do ano. Tudo depende de uma decisão da Comissão Mista de Orçamento (CMO), composta por dez senadores e 30 deputados. Se avaliar que os problemas que deram causa à paralisação foram superados, a comissão pode determinar a continuidade do empreendimento por meio de um decreto legislativo.

(Foto: Reprodução)

Related Post

OBRAS FEDERAIS PARALISADAS SOMAM MAIS DE 27 BILHÕES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 27 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...