Chuvas devem continuar no Ceará neste fim de semana, diz Funceme


As chuvas devem continuar no Ceará durante este fim de semana, principalmente neste sábado (4) na região centro-norte, segundo a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (3) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Funceme indica ainda previsão de chuvas para o centro-sul, porém, são esperados registros mais isolados.

Já no domingo (5), a previsão, aponta para redução relativa dos acumulados, de forma geral, isto é, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.

As chuvas deverão concentrar-se durante a madrugada e manhã em áreas do litoral e sul do Ceará. Já nos períodos da tarde e da noite, sobre o interior.

As chuvas esperadas têm relação com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra em torno de 1ºS, ou seja, mais próximo à costa norte do Nordeste. Destaca-se ainda a presença de um cavado em superfície sobre o Atlântico, a leste do Nordeste, próximo ao litoral do Rio Grande do Norte.

Além dos sistemas comentados acima, as chuvas também estão associadas ao sistema de brisa e aos efeitos locais (combinação de temperatura e umidade, além da interação da circulação dos ventos com o relevo).

Previsão para os próximos dias:
Sábado (4):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.Domingo (5):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.
Alerta laranja
O alerta “laranja” abrange todo território do Estado, atingindo cidades das regiões Norte, Inhamuns, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Litoral-Oeste, Litoral-Leste, Centro-Sul e Cariri.
Riscos potenciais:
Nas cidades com alerta pode chover entre 30 e 60 por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Related Post

Chuvas devem continuar no Ceará neste fim de semana, diz Funceme BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 4 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...