Conselho da Petrobrás aprova novo megadividendo, de R$ 35,8 bilhões, a acionistas

Reuters - A Petrobras informou nesta quarta-feira que seu Conselho de Administração aprovou encaminhamento à Assembleia Geral de Acionistas, prevista para 27 de abril, da proposta de distribuição de dividendos equivalentes a 2,74573369 reais brutos por ação preferencial e ordinária em circulação, em um total de 35,8 bilhões de reais.

Mas, segundo a Petrobras, dado que o montante proposto ultrapassa a aplicação da fórmula prevista na Política de Remuneração em 6,5 bilhões de reais no trimestre, o Conselho de Administração sugeriu que os acionistas avaliem a criação de uma Reserva Estatutária para reter até 6,5 bilhões de reais do resultado do exercício social de 2022.

Embora a Petrobras tenha frisado que o montante ultrapassou níveis da fórmula, a sugestão da criação da reserva na primeira divulgação de resultados com o novo presidente da estatal, Jean Paul Prates, ocorre em momento em que parte da classe política e da sociedade questionam os grandes volumes pagos aos acionistas, enquanto os preços dos combustíveis no país oscilam ao sabor das cotações internacionais, às vezes onerando consumidores.

O próprio Prates, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já questionou os grandes volumes distribuídos de dividendos, o que também limitaria investimentos da companhia.

(*) 247

Related Post

Conselho da Petrobrás aprova novo megadividendo, de R$ 35,8 bilhões, a acionistas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 2 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...