Fies divulga lista de pré-selecionados nesta terça-feira (14); veja como acessar




O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) divulga nesta terça-feira (14) o resultado da chamada única para o 1º semestre de 2023, no site do Programa. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 15 e 17 de março.

Quem não for selecionado na chamada regular já está automaticamente na lista de espera para almejar vagas não preenchidas anteriormente. A convocação da lista de espera ocorrerá de 21 de março a 18 de maio, e os candidatos devem ficar atentos às convocações, acessando o sistema de inscrição do Programa.

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa social que concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao final do curso, o financiado pagará as prestações conforme o seu limite de renda, com juros zero.

O Programa teve 205.177 candidatos inscritos para primeiro semestre deste ano, e para esta etapa, foram disponibilizadas 67.301 vagas de concessão de financiamento. Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados, segundo o Ministério da Educação.
MUDANÇAS NO PROGRAMA

O Fies deve passar por modificações em breve, segundo o Governo Federal. No último dia 7 de março, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que instituirá um Grupo de Trabalho (GT) para promover estudos técnicos relacionados ao financiamento estudantil. A Portaria 390, que oficializa o GT, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (8). 

Instituído no âmbito da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação (MEC), o GT deverá realizar diagnósticos sobre a situação atual do Fies e apresentar propostas e cronograma para realização de estudos sobre o Fundo.

A expectativa do ministro é de que o grupo já comece a se reunir a partir da próxima semana. Entre as questões que devem ser reavaliadas estão o limite de financiamento e a desburocratização do Programa.

Segundo o ministro, a intenção é que o Fies seja 100% digital a partir da próxima edição. O valor do teto de alguns cursos, como o caso de medicina, também entrará na pauta de discussão.

Related Post

Fies divulga lista de pré-selecionados nesta terça-feira (14); veja como acessar BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 14 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...