Maior artilheiro de uma só Copa do Mundo, Just Fontaine morre aos 89 anos Ex-atacante da seleção da França fez 13 gols em seis jogos no Mundial de 1958 e está entre maiores marcadores do torneio até hoje

Ex-atacante da seleção francesa Just Fontaine morreu nesta quarta-feira


O ex-atacante da seleção francesa Just Fontaine morreu nesta quarta-feira, aos 89 anos, em Toulouse. O ex-jogador é, até hoje, o maior artilheiro da história em apenas uma edição de uma Copa do Mundo, com 13 gols marcados em 1958, sendo considerado uma lenda do futebol francês.
O anúncio da morte do ex-jogador foi feito pela família e noticiado por agências de notícias e jornais franceses na manhã desta quarta. Logo, as publicações do país deram destaque à notícia, exaltando os feitos de Fontaine, que seguiu como o maior artilheiro de todas as Copas até a década de 1970. Hoje, ele é o quarto no ranking, atrás de Klose, Ronaldo e Gerd Müller.

O famoso recorde de Fontaine foi construído na única Copa do Mundo que o atacante jogou em sua carreira. Naquele Mundial de 1958, no qual a seleção brasileira conquistou seu primeiro título, com destaque para Pelé, Fontaine marcou nada menos do que 13 gols em seis partidas.

- Sempre fui reduzido a este recorde. Eu, no entanto, nunca o evoquei. Mas me falavam sobre isso o tempo todo - afirmou Fontaine uma vez sobre o fato.

Fontaine nasceu em Marrakech, no Marrocos, mas se naturalizou na França, país que defendeu nos campos entre 1953 e 1960. Depois de jogar pelo USM Casablanca (que viria a ser fundido com o Wydad) e pelo Nice, ele atuou pelo Reims, onde ganhou notoriedade e ficou a maior parte de uma curta carreira.

Fontaine se aposentou aos 28 anos, em 1962, por conta de uma lesão recorrente. Anos depois inicou carreira como treinador, iniciando a jornada como técnico da França por apenas dois jogos. Depois, comandou a seleção de Marrocos e o PSG, sendo o responsável por levar o novato clube parisiense à primeira divisão francesa - de onde a equipe não saiu mais.

Related Post

Maior artilheiro de uma só Copa do Mundo, Just Fontaine morre aos 89 anos Ex-atacante da seleção da França fez 13 gols em seis jogos no Mundial de 1958 e está entre maiores marcadores do torneio até hoje BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 1 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...