Maior pesquisa epidemiológica do Brasil vai identificar alcance do coronavírus em Fortaleza

Uma das maiores dificuldades em todo o mundo para a identificação do contágio do novo coronavírus (Covid-19) é a escassez de testes. 
O Ceará é o estado que mais realiza a testagem e inova ao dar início às atividades da pesquisa “Inquérito Sorológico” que avaliará os impactos do coronavírus em Fortaleza a partir de parceria entre o Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Desde às 7h30 desta terça-feira, cerca de 250 profissionais (entre agentes comunitários, enfermeiros e pesquisadores) começaram a realização dos testes rápidos para a SARS-Cov-2 em domicílios da Capital. Serão 9.900 testes rápidos, divididos em 3 fases, cada uma com 3.300. “É a maior pesquisa epidemiológica do país em quantidade. A partir dela poderemos identificar o número de pessoas já infectadas, as que já tiveram coronavírus em Fortaleza. Teremos informações mais seguras para a tomada de decisões sobre flexibilização, para dar mais segurança à população do Ceará”, afirma o governador Camilo Santana, acrescentando que o mesmo deve ocorrer em outros municípios. “Começamos por Fortaleza, onde está concentrado o maior número de casos”, complementa o gestor.
Para a seleção dos bairros, foi considerada a divisão do município pelas seis Secretarias Executivas Regionais (SER). Os domicílios foram selecionados de forma sistemática. Fez-se sorteio das casas visitadas e entre os moradores e cada unidade. No caso dos menores de idade e incapazes, os testes serão feitos mediante autorização dos pais ou responsável.
Roberto Moreira

Related Post

Maior pesquisa epidemiológica do Brasil vai identificar alcance do coronavírus em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 3 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...