Aprovação de Bolsonaro segue estável após prisão de Queiroz, aponta Datafolha

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro permaneceu estável após a prisão do ex-assessor de seu filho Flávio, Fabrício Queiroz. Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira mostra que a aprovação de Bolsonaro se manteve em 32%. No fim de maio era 33%.
A rejeição ao governo é de 44% (43% no mês anterior). Outros 23% classificam a gestão do presidente como regular (22% em maio). Para 64% dos entrevistados que souberam da prisão de Queiroz, Bolsonaro sabia onde ele estava escondido. Para 21%, ele não sabia e outros 15% dizem não saber avaliar.
De acordo com o instituto, a aprovação de Bolsonaro cai para 15% entre aqueles que acham que o presidente sabia onde Queiroz se escondia até ser preso em Atibaia. Queiroz foi preso há uma semana em um imóvel do agora ex-advogado da família Bolsonaro Frederick Wassef. Queiroz e o senador Flávio Bolsonaro são investigados pelo esquema da rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Dos que aprovam Bolsonaro, 45% creem que o presidente não sabia do esconderijo de Queiroz. Entre os entrevistados, 46% não acreditam no envolvimento dele no caso das “rachadinhas”.
Entre os que mais rejeitam Bolsonaro, estão os mais jovens (16 a 24 anos, 54%), detentores de curso superior (53%) e ricos (renda acima de 10 salários mínimos, 52%).
Já os que aprovam o presidente, têm de 35 a 44 anos (37%), empresários (51%) e os que sempre confiam em Bolsonaro (92%). O Sul se mantém ainda como reduto bolsonarista, com aprovação de 42% . O Datafolha ouviu 2.016 pessoas por telefone nos dias 23 e 24 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Confira mais dados da pesquisa:
Índice de confiança
46% dizem "nunca" confiar no presidente, enquanto 20% afirmam que sempre confiam e outros 32%, às vezes. A Região Sul registra a menor taxa de desconfiança (35%) . Já o Nordeste, onde Bolsonaro tem sua maior rejeição (52%) é a região com maior desconfiança: 53%.
Entre os que "sempre" confiam:
26% entre quem ganha mais de dez salários mínimos
25% entre moradores do Centro-Oeste/Norte
44% entre empresários
58% entre quem aprova o governo Bolsonaro
24% entre quem está bem informado sobre a prisão de Fabrício Queiroz
Entre os que "nunca confiam"
52% entre quem tem ensino superior
53% entre moradores do Nordeste
57% entre pretos 53% entre estudantes
53% entre quem está bem informado sobre a prisão de Fabrício Queiroz
Data Folha

Related Post

Aprovação de Bolsonaro segue estável após prisão de Queiroz, aponta Datafolha BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 26 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...