'Ciclone bomba' deve chegar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas


Ciclone bomba assusta sul do Brasil nesta terça-feira (30) - TecMundo

A formação e deslocamento de um ciclone extratropical conhecido como 'ciclone bomba', deve chegar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas. O estado deve ter uma terça-feira (30) com muito vento e chuva.
Segundo o meteorologista da Climatempo André Madeira, devido ao fenômeno, que se desloca para o oceano, a região Sul pode registrar rajadas de vento com velocidades de até 100 km/h em algumas cidades. No entanto, ele classifica a ocorrência como parte de 'sistemas relativamente comuns' para esta época do ano.
"São relativamente comuns nesta época do ano, e ocorrem aqui, no litoral do país, na região Sul, principalmente entre maio e setembro. São áreas de baixa pressão que, geralmente, se formam associados à uma frente fria. Também há a possibilidade de neve na Serra Gaúcha na quinta-feira", disse.
"O interessante dele é que o vento gira em torno de centros de baixas pressões no sentido horário, tornando os ventos muito intensos. Uma particularidade dele é que ele tem uma baixa queda de pressão no curto espaço de tempo, por isso este nome", acrescentou ele. 
Madeira explicou ainda que uma das consequências causadas por este ciclone é a formação de ondas, com agitação do mar no litoral do Sul e Sudeste. "Em todo litoral são esperadas ondas de cinco a seis metros. Algo como assoprar uma bacia cheia d'água", exemplificou. 
O fenômeno pode refletir na queda de temperaturas também na região Sudeste do país.
(Edição: Sinara Peixoto)

Related Post

'Ciclone bomba' deve chegar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 30 de junho de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...