Vacinação pode ter evitado a morte de 43 mil pessoas do grupo prioritário

FOTO DIVULGAÇÃO
Um estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade de Harvard estima que a vacinação de grupos prioritários no Brasil (pessoas com mais de 60 anos) pode ter salvado ao menos 43 mil pessoas.

A professora da Escola de Saúde Pública de Harvard, Márcia Castro, falou à CNN que a intenção da pesquisa era entender o impacto da vacinação de grupos prioritários no Brasil.

“Ao comparar os dados de morte e de vacinação dos grupos prioritários, conseguimos mostrar redução de mortes nas faixas etárias entre 70 e 79 anos e maiores de 80. Os números de 3 de janeiro até 27 de maio mostram uma redução significativa de mortalidade de Covid-19 principalmente nos grupos com mais de 80 anos,” explica Márcia.

“No período aferido a curva da mortalidade por todas as causas menos a Covid-19 é estável, já a curva de mortes por Covid-19 começa a cair para esses dois grupos etários depois da vacinação.”
Variantes

Outro ponto da pesquisa diz respeito as variantes da Covid-19. Márcia explicou que nos primeiros meses de 2021 a variante que mais circulava no Brasil era Gamma - encontrada inicialmente em Manaus - e que mesmo assim as vacinas se mostraram eficazes contra esse tipo de coronavírus.


Related Post

Vacinação pode ter evitado a morte de 43 mil pessoas do grupo prioritário BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 22 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...