Cinturão das Águas recebe aporte para continuação das obras; Cariri é grande beneficiário

GOVERNO DO CEARÁ
CINTURÃO DAS ÁGUAS
O Governo do Ceará anunciou na última sexta-feira (4) que a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) recebeu, na última quarta-feira (2), a visita do secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Sérgio Costa. A gestão afirma que, na ocasião, foi liberado o repasse de R$ 31,6 milhões para a continuidade das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).
“Essa importante obra hídrica do nosso Estado, possui 145,32 km de extensão, sendo 53km de trecho emergencial, composto pelos lotes 1, 2 e 5, que tem início na bacia hidrográfica da barragem Jati, já entregue. Através dela vamos ajudar no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri”, afirmou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

O CAC envolve parte do Ceará por meio de um conjunto de canais, túneis e sifões. Em específico para o Cariri, a SRH afirma que o projeto busca o aumento significativo da segurança hídrica na região, visto que o aquífero Missão Velha é o principal manancial caririense e atende diversas demandas da população. Além disso, o reservatório já apresenta os primeiros sinais de que atingiu o limite de uso.

Segundo a SRH, o Cinturão das Águas já possui o trecho emergencial concluído, o que garante a chegada das águas do São Francisco ao açude Castanhão e posteriormente a Região Metropolitana de Fortaleza. Além disso, a outra parte do CAC, que consiste nos lotes 3 e 4, se encontra com 66,73% de conclusão de obras e vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, afirma a pasta.
Por Alan Clyverton
Miséria.com.br

Related Post

Cinturão das Águas recebe aporte para continuação das obras; Cariri é grande beneficiário BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 6 de junho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...