"Por ele, eu moveria céus e terras, se pudesse". É assim que Andreia Costa define o orgulho que sente pelo filho, Rayan Moreira da Costa. E motivos não faltam: com 16 anos, o jovem cearense conquistou, no último fim de semana, a medalha de ouro na edição de 2025 do Campeonato Mundial de Matemática por Equipe (World Mathematics Team Championship, em inglês).
O evento foi sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Durante quatro dias, estudantes de todo o Brasil foram desafiados a responderem problemas matemáticos avançados em um curto espaço de tempo.
Além de Rayan, outros cinco estudantes também receberam a honraria máxima, em Campinas. Dos competidores brasileiros, ele foi o único cearense a participar e vencer a seletiva nacional, garantindo a vaga na edição final, que acontecerá em Bangkok, na Tailândia, em dezembro.
Ao Diário do Nordeste, Andreia conta que sentiu "uma emoção inexplicável" ao ver o filho recebendo essa conquista. "Fiquei muito feliz por ele. Rayan sempre foi um menino dedicado e focado no que ele quer", detalha.
Andreia sentiu o peso de ter que arcar sozinha com os custos da viagem. "Na realidade, eu estava desempregada. Recebi o dinheiro da empresa, guardei e investi nesse sonho dele", afirmou. Mas ela não deixou que as demandas de mãe abalassem Rayan, se é que isso é possível.
E as ambições do jovem não são poucas. Segundo a mãe, ele pretende cursar Matemática fora do Brasil, mirando em instituições renomadas como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e a Universidade de Oxford, no Reino Unido.







Nenhum comentário: