O Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina.

ALÉM DO MODELO TRADICIONAL
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina.

O objetivo, segundo a pasta, é aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens, e reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de evitar gestações não planejadas.

As duas versões têm embalagens modernas, mantendo a mesma eficácia de proteção dos modelos anteriores. A expectativa é de distribuição de 400 milhões de unidades neste ano.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade, facilitando o acesso de todas as pessoas.

A ação integra a estratégia de Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos para ampliar a proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Entre eles estão: uso de preservativos, gel lubrificante, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), diagnóstico e tratamento do HIV e de outras IST’s, vacinação e ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva.

59% DAS PESSOAS DIZEM NÃO USAR PRESERVATIVO
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), entre pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes, e 59% dos entrevistados relataram não usar nenhuma vez. O estudo foi feito em 2019.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

Related Post

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...