Águas do São Francisco podem chegar ao Castanhão nas próximas horas


O sertão cearense está em festa desde o começo de março, quando foi aberta a comporta do km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início à viagem das águas do Rio São Francisco pelo interior do Estado. O ápice desse trajeto pode acontecer nas próximas horas, quando a transposição chegar ao seu principal destino por aqui, o açude Castanhão.

A estimativa inicial era que o deságue no Açude Castanhão acontecesse em até um mês, mas acabou antecipada para o próximo fim de semana. O prazo, no entanto, teve mais um adiantamento, segundo o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira. “As calhas dos rios estão bem úmidas e com bastante fluxo natural, o que ajudou muito nesse processo de transferência. Mas no final a tendência é que a velocidade diminua, pois a calha do Rio Jaguaribe é muito larga, maior que os demais, ensejando o espalhamento da água”, detalhou.

No Ceará, as águas do Velho Chico, como o rio é conhecido, já passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora e Lavras da Mangabeira. Com a chegada ao Castanhão, o projeto deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de habitantes que moram em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana.

Um mapa digital, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), realiza o monitoramento das águas da transposição. O traço em azul mostra o percurso já feito até o Castanhão. Confira em tempo real:

Castanhão e o sonho do Império

A transposição do Rio São Francisco se tornou realidade mais de dois séculos após o sonho de Dom Pedro II, então imperador do Brasil, que pretendia capitalizar politicamente a iniciativa a seu favor.

Related Post

Águas do São Francisco podem chegar ao Castanhão nas próximas horas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 10 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...