Profissionais da saúde começam treinamento para usar capacete Elmo no Maranhão

Começa nesta terça-feira (23) o treinamento de profissionais da saúde do Maranhão para utilização do capacete de respiração assistida Elmo em pacientes com covid-19. O objetivo é que o aparelho criado no Ceará seja utilizado em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) do Maranhão.

O treinamento será realizado por duas instrutoras da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com meta de capacitar 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Engenheiros clínicos também participarão da formação. A mesma capacitação ocorreu em Manaus, com o treinamento de 74 profissionais.

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) solicitou 40 unidades do Elmo à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e será responsável pela logística dos treinamentos, que seguem até quinta-feira (25). As capacitações são realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. Na capital São Luís, os treinamentos terão a mesma metodologia adotada no Centro de Simulação Realística da ESP/CE.

O treinamento é dividido em duas etapas, com a fase teórica sobre o funcionamento do aparelho e a prática, que irá ensinar o manejo do equipamento. Nesta fase, o treinamento é dividido em estações de habilidades com um passo a passo do uso que envolve a montagem, utilização no paciente simulado – representado por um ator –, desmontagem e desinfecção do dispositivo.

O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação para, em seguida, os profissionais em treinamento praticarem, sob supervisão, a aplicabilidade do Elmo. Mais de 650 profissionais de saúde do Ceará e de outros Estados foram capacitados para aprender a manusear o Elmo.



Related Post

Profissionais da saúde começam treinamento para usar capacete Elmo no Maranhão BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 23 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...