BOLSONARO DIZ QUE ‘TEM IDIOTA’ QUE PEDE COMPRA DE VACINA


Em conversa com apoiadores em Uberlândia nesta quinta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez críticas a comentários sobre a compra de vacinas contra Covid-19 pelo governo federal. Bolsonaro afirmou:

“Tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, [dizendo] ‘vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem [vacina] para vender no mundo.”

Aos apoiadores que o acompanhavam, o presidente afirmou que editou medidas provisórias para destinar R$ 20 bilhões para compra de vacinas e que, neste mês, 22 milhões de doses devem ser entregues à população.

O governo Bolsonaro resistiu a comprar vacinas contra a Covid-19. O presidente chegou a vetar a aquisição da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e hoje usada no programa nacional de imunização; e o Ministério da Saúde rejeitou uma oferta de venda da Pfizer feita em setembro do ano passado. A pasta decidiu assinar um contrato com o laboratório apenas nesta semana (leia mais abaixo).

O presidente também defendeu o veto que fez ao trecho de uma medida provisória proposta aprovada pelo Congresso que permitia a estados e municípios adotar medidas de imunização em caso de omissão do Ministério da Saúde.

Bolsonaro argumentou que os governadores comprariam as vacinas, mas ele é quem teria de pagar, e disse que “onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar”.

Bolsonaro também voltou a defender o chamado tratamento precoce contra Covid-19, citando medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença. O presidente afirmou que indicar tratamento precoce a pacientes, “mais do que obrigação, [é] um direito do médico”.

Compra de vacinas pelo governo federal

Em Uberlândia, Bolsonaro afirmou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou contrato com a Pfizer para compra de imunizantes contra Covid-19.

Na quarta-feira (3), o Ministério da Saúde decidiu assinar contratos para compra de vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen. O governo federal vinha resistindo à compra de vacinas destes laboratórios — o Ministério da Saúde criticou os termos do contrato de venda de vacinas pelas farmacêuticas, classificados como muito rígidos pelo ministro Pazuello.

Até que contratos sejam oficialmente assinados ou entregas sejam efetuadas, a CoronaVac e a vacina de Oxford, produzida em parceria pelo laboratório AstraZeneca e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são as únicas possibilidades concretas do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

O governo federal também resistiu à compra da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Em 2020, Jair Bolsonaro disse em rede social que o Brasil não compraria “a vacina da China”. O presidente afirmou ainda que ninguém seria obrigado a tomar a vacina e foi criticado por especialistas.

Até quarta-feira (3), o Brasil aplicou a primeira dose de vacinas contra Covid-19 em 7,35 milhões de pessoas, número que representa 3,47% da população do país. A segunda dose foi aplicada em 2,3 milhões de pessoas, número que equivale a 1,09% da população brasileira.

No total, 9,6 milhões de doses de vacina contra Covid-19 foram aplicadas em todo o país.

Info: G1

Related Post

BOLSONARO DIZ QUE ‘TEM IDIOTA’ QUE PEDE COMPRA DE VACINA BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 5 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...