Ceará lidera taxa de isolamento social no Brasil, mas segue abaixo do ideal

O Ceará é o estado brasileiro com maior índice de isolamento social, segundo a plataforma Inloco, que monitora quais regiões têm maior adesão à quarentena, assim como os pontos que precisam receber atenção. Apesar de registrar o maior índice, 42,27%, o Estado segue abaixo da taxa recomendada pelas autoridades sanitárias.

Atrás do Ceará, aparecem Amazonas, Acre, Maranhão e Rondônia, mas nenhum deles alcança o nível satisfatório. Confira a tabela:

O índice de isolamento mínimo é estabelecido em 55%, sendo considerado satisfatório para reduzir os impactos da doença. Entretanto, a taxa ideal é avaliada em 70%.

No Ceará, esse valor nunca foi atingido, mas já chegou perto. Em 22 de março do ano passado, o estado registrou 63% de isolamento, o melhor índice para os cearenses desde o início da pandemia.


Para Agliberto Júnior, do Instituto Ampla, os decretos de isolamento social rígido só serão efetivos com a fiscalização intensa por parte do poder público: “temos que pedir, também, que os órgãos responsáveis possam enrijecer não somente as medidas de isolamento, mas também as medidas de fiscalização. Não adianta a gente decretar um lockdown se apenas parte da população resolver se isolar nas residências enquanto outros estão por aí em festas clandestinas”, afirma o especialista.

O ranking da plataforma Inloco é baseado no sistema de monitoramento de aplicativos parceiros da empresa, instalados nos aparelhos celulares dos brasileiros. Os dados, no entanto, se limitam ao deslocamento e não informam dados pessoais dos usuários.


Related Post

Ceará lidera taxa de isolamento social no Brasil, mas segue abaixo do ideal BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 11 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...