Em fase aguda da covid, país tem 9,4 mi vacinados e 10 mi recuperados

Cerca de 9,4 milhões brasileiros já foram vacinados contra a covid-19, o que corresponde a 4,4% da população, de acordo com o Vacinômetro do R7, que reúne dados do IBGE e do portal Covid-19 no Brasil. Mais de 2,6 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal de duas doses dos imunizantes, o que equivale a 1,26% do total.

As vacinas aplicadas até o momento são a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no país pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e a vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

Ambas os imunizantes estão sendo usados desde janeiro, quando obtiveram a autorização de uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O uso emergencial é restrito a um determinado lote de vacinas e à aplicação a grupos específicos. Nesta sexta-feira (12), a vacina de Oxford recebeu o registro definitivo, o que possibilita a vacinação em massa e a comercialização com o setor privado. Além da vacina de Oxford, a Pfizer tem o registro definitivo, mas não há doses do imunizante disponíveis no país.

O registro da vacina de Oxford foi aprovado um dia depois que diversos países suspendaram seu uso por suspeita de relação com casos de trombose e embolia pulmonar, ainda não confirmada e em investigação. No Brasil, cinco casos foram notificados, segundo divulgado na sexta-feira (12) pela Anvisa. A agência também informou que os lotes enviados à Europa não vieram ao Brasil e que tipo de problema não consta em lista de efeitos adversos previstos por vacinas.

Dinamarca, Noruega, Bulgária, Romênia e Tailândia interromperam a aplicação. Já Itália, Áustria e Luxemburgo suspenderam apenas alguns lotes. Na Espanha, algumas remessas estão em avaliação. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que não há razão para pausa no uso da vacina.


Related Post

Em fase aguda da covid, país tem 9,4 mi vacinados e 10 mi recuperados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 14 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...