Em visita à SMS, Sarto anuncia 82 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Fortaleza

Prefeito de Fortaleza, José Sarto
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou, neste domingo (14/03), a sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e acompanhou a logística executada pela Central de Regulação Hospitalar do Município. Diante dos indicadores epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações pela Covid-19, a Prefeitura segue otimizando a capacidade assistencial em todos os pontos de atenção à Saúde. Ao longo desta semana, pelo menos 82 novos leitos exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavírus deverão ser entregues.

Durante a segunda onda da pandemia, a atual gestão disponibilizou, até o momento, mais de 600 leitos exclusivamente equipados para o tratamento da doença, incluindo vagas de observação e de terapia intensiva em diversos equipamentos de saúde da Capital.

“Há um esforço diário para cuidar da gente de Fortaleza neste momento grave da pandemia. Estamos expandindo a rede de atendimento, vacinando a população e fiscalizando para evitar aglomerações na Cidade. No entanto, é preciso que levemos muito a sério as medidas de isolamento social rígido para desacelerar a circulação do vírus e, assim, preservarmos vidas. Vamos, juntos, vencer mais essa batalha”, assegurou o prefeito.

Logística assistencial

A SMS informa que os 116 postos de saúde da Capital estão preparados para acolher, das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira, casos leves associados à síndrome gripal.

Pacientes sintomáticos serão avaliados e, conforme a necessidade, submetidos à realização de teste RT-PCR para diagnosticar a presença viral. As unidades básicas de saúde disponibilizam, ainda, oxímetros para a avaliação de eventuais comprometimentos pulmonares, além de suporte laboratorial e farmacêutico.

Diante de sintomas mais graves, associados à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, pacientes devem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo, 24 horas por dia, que já contam com 170 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.

Apenas após avaliação médica, pessoas acometidas por quadros de maior complexidade são direcionadas às unidades hospitalares municipais pela Central de Regulação de Fortaleza. Conforme a gravidade do diagnóstico, pacientes são internados em leitos de enfermaria ou de terapia intensiva.


Related Post

Em visita à SMS, Sarto anuncia 82 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 15 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...