No segundo pico da pandemia, lockdown pode reduzir curva aguda no Ceará

Camilo Santana, governador do Ceará, decretou lockdown geral a partir da madrugada de sábado (13). O anúncio não surpreende, considerando o crescimento de casos durante o segundo pico da pandemia no Estado, iniciado na última terça-feira (9). A tendência, conforme pesquisa estatística, é que o isolamento rígido possa estabilizar a situação e até reduzir a curva de diagnósticos até o próximo dia 23 de março.

“O pico do Ceará acontece no período de nove a 23 de março. É por isso que os casos estão aparecendo tanto”, diz o estatístico Nonato de Castro. Considerando o decreto estadual anterior, que colocava Fortaleza, epicentro da pandemia, em lockdown, o especialista afirma que “o isolamento rígido deu uma certa estabilidade na curva [de casos]”.

Nos últimos três dias, foram confirmados 478 casos de coronavírus no Ceará. Ainda existem outros 1.230 em investigação. O número de diagnósticos positivos é aproximadamente três vezes maior em comparação com o total de pacientes recuperados, que somam 126 pessoas no período, conforme o IntegraSUS.

Conforme Agliberto Júnior, diretor do Instituto Ampla, o poder de contágio do vírus justifica a necessidade do lockdown anunciado pelo governador Camilo Santana. “Nós conseguimos identificar que, infelizmente, o isolamento social rígido é a única medida de fácil ação para ser colocado em prática para poder, realmente, fazer com que a gente possa achatar a curva, para que a gente possa tentar diminuir a transmissão do vírus”, disse.

O especialista pondera que a população também precisa ficar atenta às restrições e evitar aglomerações. O Ceará, segundo uma pesquisa divulgada por uma empresa de georreferenciamento, lidera o índice de isolamento social no Brasil com taxa de 42,27%. O valor, no entanto, é inferior à meta de 70%, estabelecida por órgãos de vigilância para reduzir o contágio.


Related Post

No segundo pico da pandemia, lockdown pode reduzir curva aguda no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 12 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...