Pesquisadores preveem pico da segunda onda de Covid-19 entre 12 e 22 de março no Ceará

Um estudo feito por dois pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, prevê um novo pico de casos e óbitos por Covid-19 no estado entre os dias 12 e 22 de março. O Ceará enfrenta aumento de casos e mortes em decorrência da doença desde outubro do ano passado. Em Fortaleza, vários hospitais da rede privada já estão com 100% de ocupação nos leitos. A probabilidade de que a previsão esteja correta, segundo os pesquisadores, é de 98%.
O pesquisador Nonato de Castro explica que a preocupação vem a partir da segunda semana de março, começando no dia 12, e que ela é gerada pelo índice de contaminação das pessoas que foram diagnosticadas com o vírus há algumas semanas, principalmente no período do carnaval. Mesmo com as festividades canceladas no estado, foram observadas várias ocorrências de festas clandestinas com pessoas aglomeradas no período carnavalesco.
A gente cata os dados do IntegraSus, ou seja, dia a dia, e a gente vai observando como é que está a curva de contaminados e a curva de mortes. Quando essa curva começa a apontar uma certa estabilidade, é quando ela está chegando no pico. Espera-se que para as próximas semanas, isso venha a ocorrer. O problema é que podemos estar chegando no pico, numa situação muito agravante", alerta o pesquisador Nonato.
Nonato, ao lado do pesquisador, Antônio Cruz Vasquez, projetou a ocorrência do pico da doença no ano passado e acertaram a data. A pesquisa, feita a partir de dados coletados no IntegraSus, administrado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é feita a partir de um cálculo automatizado com o chamado modelo SIR, que inclui na equação matemática pessoas: Suscetíveis (S), Infectados (I) e Retirados (R); que engloba os recuperados e mortos.
"Na primeira onda, os casos estavam começando, nós começamos a modelar no dia 15 de março e o Ceará tinha três casos. Ou seja, as contaminações se aceleravam, porém o poder público tinha uma certa forma para montar os hospitais de campanha que foram feitos para montar as UTIs, e para o próprio profissional de saúde começar a se preparar para atender essa nova doença. Na chamada segunda onda, você já tem o vírus espalhado por todo o estado, ou seja, é mais difícil o remanejamento", afirma Nonato.
O pesquisador alerta que, mesmo o Ceará já tendo vacinas contra a Covid-19, o fato da segunda onda estar se alastrando no estado vai tornar o processo mais lento, já que todas as cidades do estado já tiveram contato com o vírus.
Aumento de mortes por Covid-19 no Ceará
O número de mortes por Covid-19 continuou acelerando no Ceará em fevereiro de 2021, o mês mais letal da pandemia desde agosto de 2020. Até esta quarta-feira (3º), a Secretaria da Saúde confirmou 686 óbitos pela doença apenas no mês passado. A letalidade é ainda maior porque parte dos óbitos ocorridos em fevereiro ainda aguarda confirmação.
As mortes por Covid-19 no desaceleraram entre maio e novembro, mas voltaram a crescer em dezembro e seguiram acelerando nos dois meses seguintes.
Em dezembro, o governador Camilo Santana afirmou que as aglomerações ocasionadas em festejos de fim de ano influenciaram no aumento de casos e mortes pela doença.
Combate à segunda onda
O governador Camilo Santana anunciou na sexta-feira (26) o aumento no horário do toque de recolher no Ceará. A partir do sábado (27), ficou proibida a circulação de pessoas e veículos nas ruas entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h, aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em caso de necessidade extrema. A medida vale até o dia 7 de março.
Veja outras medidas no novo decreto:
Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h.
Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;
Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;
Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;
Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;
Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;
Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;
Camilo afirmou, ainda, que segue dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota. O governador também conversa com o setor de bares e restaurantes para discutir medidas de apoio. Novas medidas devem ser anunciadas no começo da próxima semana. "Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas", disse o governador.
Fonte: G1 CE



Related Post

Pesquisadores preveem pico da segunda onda de Covid-19 entre 12 e 22 de março no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 4 de março de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...