Chuvas na Bahia e em Minas causam 12 mortes e deixam mais de 9 mil desabrigados























Subiu para 12, ontem, o número de mortos pelas fortes chuvas que atingem Minas Gerais e a Bahia, nas últimas semanas — os óbitos foram dois nos municípios mineiros e 10, nos baianos. Cinquenta e nove cidades nos dois estados estão em situação de emergência. Por conta dos temporais, rios transbordaram, a água invadiu centenas de casas e construções, estradas afundaram com a força das tempestades e pontes foram destruídas — terminando por isolar algumas cidades. Além disso, o abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica também está afetado em várias localidades.

O número de desabrigados nos dois estados vem crescendo rapidamente: entre domingo e ontem, subiu de 3.872 para 9.565 a quantidade de pessoas que tiveram que deixar suas casas em Minas Gerais — a Defesa Civil da região relatou que, no último sábado, nada menos que 1.979 perderam as casas, em comparação com 406 no dia anterior. Já na Bahia, as chuvas afetaram quase 70 mil pessoas, deixando 3.700 desabrigadas e cerca de 175 feridas, também segundo números da Defesa Civil local.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de mais chuvas fortes até o meio desta semana. Porém, os pesquisadores mantiveram o alerta vermelho de tempestades para o oeste, o sul, o sudoeste, o norte e o noroeste, além do Vale São-Franciscano na Bahia. A explicação para o alto índice pluviométrico que causou as enchentes é um ciclone extratropical. No extremo sul da Bahia, as chuvas chegaram a gerar 450mm de água.

(*) CB

Related Post

Chuvas na Bahia e em Minas causam 12 mortes e deixam mais de 9 mil desabrigados BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...