Federação partidária: PT decide abrir negociação com PSB, PCdoB, PSol e PV

Em reunião do Diretório Nacional do PT, nesta quinta-feira (16/12), o partido decidiu abrir conversas para criar uma federação partidária com o PSB, PCdoB, PSol e PV. A presidente do partido, Gleisi Hoffman apresentou a proposta.

Aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2022, as federações partidárias permitem que dois ou mais partidos se unam para atuar como uma só legenda política nas eleições e na legislatura. Essa união precisa durar pelo menos quatro anos do mandato legislativo e seguir as mesmas regras do funcionamento parlamentar e partidário. O partido voltará a discutir o assunto em fevereiro de 2022.

No caso de alguma legenda deixar a federação antes do prazo, o partido sofre punições, como a proibição do uso do fundo eleitoral. Outra exigência imposta é que as federações tenham abrangência nacional.

Ao Correio, o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PT-PE) disse que o objetivo é formar uma frente ampla da esquerda no Congresso. No entanto, o senador alegou que o tema ainda enfrenta resistência:

“Tem muitas preocupações se o PT vai deixar de eleger parlamentares, em outros estados, fazendo concessões. Mas em geral o debate foi positivo, acho que há clima que possa permitir a realização, dependendo das discussões que estão por vir”, afirmou.

(*) CORREIO BRAZILIENSE

Related Post

Federação partidária: PT decide abrir negociação com PSB, PCdoB, PSol e PV BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...