Levantamento exclusivo mostra alimentos com maior alta de preços nos últimos 12 meses

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) a pedido da CNN listou os alimentos que apresentaram os maiores aumentos de preço nos últimos 12 meses.

O açúcar refinado lidera a lista, com aumento de 53%, seguido pelo maracujá (52%), filé mignon (39%), café em pó (38%), alimentos preparados e congelados de carne bovina (33%); e o pimentão (31%).


Também fazem parte da lista dos vilões do orçamento doméstico o açúcar cristal (31%), o frango em pedaços (28%) e o feijão-fradinho (25%), além das carnes de segunda pá e palheta (25,5%).

O economista da FGV Matheus Peçanha explica que os motivos para as altas são diversos. Os principais são as questões climáticas e as diplomáticas, como o embargo da carne brasileira pela China, por exemplo. Alguns produtos da lista de vilões da conta do supermercado já estiveram em patamares até mais altos, em meses anteriores.

“Há seis meses, muitos deles estavam mais caros. O maracujá, por exemplo, esteve com mais de 100% de alta, e agora está em 53%.”, afirma o economista.

Produtos como frutas, café e açúcar foram afetados por questões climáticas, que estão, aos poucos, se normalizando. Peçanha afirma que a tendência é de que o preço, que já está baixando, fique ainda menor nos próximos meses com boas safras. “O café sofreu muito com a geada no meio do ano e há tendência de reversão dessa alta”, diz.


(*) CNN

Related Post

Levantamento exclusivo mostra alimentos com maior alta de preços nos últimos 12 meses BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...