Para maioria dos brasileiros, pandemia acaba quando 3/4 da população for vacinada

Quando a pandemia vai acabar? Essa pergunta está presente no cotidiano de todos os moradores do planeta desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a infecção tempestuosa da covid-19 como uma pandemia, em março de 2020. Até aqui, não há uma resposta exata, mas há palpites diversos. Para a maioria dos brasileiros (24%), por exemplo, o maior indicador de que a pandemia está no fim é a vacinação completa de 75% da população do Brasil.

Esse também é o indicador mais confiável para sinalizar o fim da pandemia para a maioria dos 22.033 adultos (20%) de 33 países entrevistados pela pesquisa Covid-19: A pandemia um dia acabará?, realizada entre 22 de outubro e 5 de novembro — no Brasil foram 1 mil entrevistados. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (10/12).

Os entrevistados tiveram que escolher entre oito opções para responder a pergunta “Quais indicadores você pensa ser os melhores para mostrar que a pandemia da covid está terminando e as principais restrições podem ser suspensas no seu país?”.

Além de cinco hipóteses, os participantes também poderiam optar por “outro”, se a pessoa pensasse em uma nova forma de indicador; ou também dizer que “a pandemia já está no fim”. Ou, ainda, afirmar que não sabe — e não concorda com os outros indicadores apresentados.

O resultado foi de que não há um consenso majoritário sobre a resposta. Ao contrário, as escolhas são divididas quase que proporcionalmente. A bandeira verde mais bem vista, de que a pandemia estará perto do fim quando 75% da população estiver vacinada, foi mais apontada por cidadãos de sete países: Peru (37%), Turquia (35%), Suíça (32%), Colômbia (31%), Romênia (31%), Argentina (29%) e Índia (28%).

O segundo indicador com maior credibilidade para os entrevistados é o interrompimento completo da transmissão do novo coronavírus (19%); afirmação mais acreditada pela China (30%) e pela Itália (27%). O Brasil também apresenta alto índice de confiança neste indicador: 24% dos participantes apontaram ele como o sinalizador ideal.

Já a normalização do funcionamento de hospitais é o indicador mais confiável para 17% dos entrevistados. Para eles, a volta das rotinas hospitalares regulares, sem escassez de profissionais ou equipamentos de saúde, por pelo menos um mês, é o verdadeiro sinal de que a pandemia está no fim.

Suécia (29%), Holanda (28%) e Cingapura (27%) são os três países que acreditaram nessa afirmação acima da média das outras nações.

O registro de menos de 10 novos casos por dia para cada 1 milhão de pessoas (12%) e de menos de duas mortes por covid por 1 milhão de pessoas por semana (7%) são os outros indicadores mais confiáveis.

(*) CORREIO BRAZILIENSE

Related Post

Para maioria dos brasileiros, pandemia acaba quando 3/4 da população for vacinada BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...