Acumulado de chuvas da pré-estação refletem no aporte dos açudes do Ceará

 02/02/2022 <> QUARTA-FEIRA

Foto: Reprodução Cogerh


De acordo com o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ontem, terça-feira (1º) teve início a quadra chuvosa no Ceará. Nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, foram registrados acumulados de 215,6 milímetros, maior volume pluviométrico registrado no bimestre desde 2011. O número, reflete diretamente no aporte dos açudes do estado.

O município de Iguatu obteve o melhor índice de chuvas nos últimos dois meses, registrando 521 milímetros, como aponta o Calendário de Chuvas da Funceme. Outros 73 municípios do Ceará tiveram índice acumulado de chuva acima da marca dos 200 milímetros.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 155 reservatórios do estado, monitorados pela companhia, apresentam mudanças diárias, mesmo que discretas. Atualmente, o volume aportado nos reservatórios é de 21,4%.

O monitoramento dos açudes, do Portal Hidrológico do Ceará, aponta que o estado possui 2 açudes sangrando, sendo estes o açude Germinal em Palmácia, e a Barragem do Batalhão em Crateús. Em Lavras da Mangabeira, o açude Rosário está com volume acima de 90%. O estado ainda possui 69 açudes com volume inferior a 30%, mas a previsão é que outros transbordem nos próximos dias, com o início da estação chuvosa.

(*) Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme),
www.carlosdehon.com

Related Post

Acumulado de chuvas da pré-estação refletem no aporte dos açudes do Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...