Encontro Regional do PDT, em Quixeramobim, dará início à reta final para escolha do candidato ao governo




A caminhada do PDT, ao lado do PT, estimula lideranças da capital e do sertão. No próximo sábado,12, o prefeito Cirilo Pimenta, irá recepcionar o 7º Encontro Regional do PDT, movimento do partido para ouvir seus líderes no sertão e partilhar informações sobre táticas para preparar chapas aos cargos majoritários e ao legislativo.

Além dos tradicionais aliados, como o PP, PSD, MDB, Solidariedade e o DEM, o PT decidiu seguir junto, na eleição de 2022, com o partido de Brizola no Ceará.

No Estado, a coligação terá palanques presidenciais separados, com Lula e Ciro disputando a Presidência da República, mas estarão juntos em toda chapa majoritária no território cearense. A articulação, até aqui, sofre dificuldades naturais, mas o tempo vai ajustando, por conta da perspectiva da janela partidária, primeiro grande momento da campanha eleitoral, onde cada candidato procura partido para viabilizar seus projetos. Outro passo importante será a regulamentação da Federação de Partidos, aliança que tem como proposta salvar pequenas agremiações, mas terminou ajudando, também, as grandes. O TSE deve avaliar pedido dos partidos para transferir para o período das convenções e formalização de federações partidárias. A federação tem tempo de início e fim. Segundo a lei, os partidos são obrigados a seguirem juntos por quatro anos, tempo dos mandatos.

Sem pressa, o PDT articula os ajustes com os caciques de cada partido. Nesse cenário, trafega o senador Cid Gomes, mediador e avalista dos acordos, ao lado de Camilo Santana. A expectativa sobre o encontro de Quixeramobim cresce por conta das manifestações, até aqui, tornadas públicas, como a decisão do PT de seguir junto com o PDT. Outro fato: Camilo deu ordem para acelerar obras importantes a entregar até o final de março. Também, chama atenção a reaproximação final entre Camilo e a sua vice Izolda Cela.

Os sinais claros da importância do encontro de Quixeramobim são vitais para oxigenar os partidos no sertão, de onde sai a grande maioria dos deputados estaduais e federais, puxadores de votos juntamente com prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho se apresentam como pré-candidatos ao Governo do Ceará. O deputado Zezinho Albuquerque cobrou mais espaço nos eventos regionais. A vice- governadora, também, está na lista dos possíveis candidatos para outubro.

Na linha que o PDT traça para alternar o governo com o PT, tem um estimulante: derrotar o bolsonarismo. Não o centro e a direita.

(*) RB
www.carlosdehon.com

Related Post

Encontro Regional do PDT, em Quixeramobim, dará início à reta final para escolha do candidato ao governo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...