Macrorregião do Cariri registra maior acumulado de chuvas do Ceará durante a pré-estação



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou, nesta terça-feira (8), o saldo da Pré-Estação Chuvosa 2021/22 no Ceará. O acumulado foi de 210,3 milímetros, representando 61,4% acima da normalidade. Macrorregião do Cariri registrou desvio positivo de 67,1%.
Os dados do Calendário de Chuvas da Funceme apontam que a macrorregião mais chuvosa foi a do Cariri, registrando acumulado bimestral de 360,3 milímetros, representando um desvio positivo de 67,1%. O resultado da Pré-Estação foi o melhor desde o mesmo período entre 2010 e 2011, com 295,5 milímetros.

O meteorologista Bruno Rodrigues afirmou que “o período foi marcado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que esteve posicionada próximo ao sul do nordeste do Brasil (na altura da Bahia) e pela presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Entre a segunda metade de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, houve episódios de ZCAS próximo ao sul do Nordeste do Brasil, que influenciaram na formação de áreas instabilidade sobre o estado, as quais ocasionaram chuvas em boa parte dos municípios cearenses”, explica.

De acordo com a Funceme, a partir da segunda quinzena de janeiro, as precipitações registradas estavam associadas à presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e o posicionamento favorável desse sistema meteorológico, auxiliou na formação de áreas de instabilidade sobre o estado, que proporcionaram chuvas em todas as macrorregiões. Além desses sistemas citados, alguns efeitos locais como temperatura, relevo, brisa marítima e terrestre, também contribuíram para as chuvas.



Por Yanne Vieira
Miséria.com.br

Related Post

Macrorregião do Cariri registra maior acumulado de chuvas do Ceará durante a pré-estação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...