Quarta dose será aplicada em adolescentes imunossuprimidos do Ceará

 19/02/2022 <> SÁBADO



A quarta dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em adolescentes imunossuprimidos do Ceará. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 18, pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE) e segue recomendação do Ministério da Saúde (MS). Com isso, todas as pessoas com imunossupressão entre 12 e 59 anos devem receber a dose de reforço contra a doença. Ainda não há decisão para aplicação da D4 em idosos.
Esse novo reforço deve ser feito nos adolescentes exclusivamente com a vacina de RNA mensageiro, da farmacêutica Pfizer, que produz uma resposta imune maior nesta situação, de acordo com o MS. A vacina extra deve ser aplicada quatro meses após o ciclo vacinal (terceira dose) e pretende reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19.


Entre as pessoas que compõem esse grupo prioritário, incluem-se as que têm imunodeficiência primária grave, que estão passando por quimioterapia, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/Aids, que fazem hemodiálise, entre outros. Como a vacinação de adolescentes começou no fim de agosto no Ceará, a aplicação da quarta dose contra a doença deve ser iniciada somente no fim de abril, de acordo com o intervalo recomendado pelo MS e confirmado pela assessoria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Para a população adulta que se vacinou nas primeiras duas doses com Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, a aplicação da quarta dose deve ser feita com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen. Já aqueles que receberão a dose única da Janssen, a recomendação é que as próximas vacinas sejam aplicadas em um ciclo de mais duas doses: a segunda entre dois e seis meses após a primeira e a terceira a partir de quatro meses da última dose.


Related Post

Quarta dose será aplicada em adolescentes imunossuprimidos do Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 19 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...