Urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 são apresentadas pelo TRE-CE



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na tarde da última quarta-feira (16), coletiva de imprensa com o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, e com a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, para apresentação das novas urnas eletrônicas. Foram recebidas, na última semana, 1.300 urnas do novo modelo e a previsão é de que sejam entregues 10.424 novos equipamentos, no total, até a data das Eleições 2022.

O presidente do Tribunal iniciou a coletiva agradecendo à imprensa pela parceria no combate à desinformação e no fortalecimento da democracia. Sobre as novas urnas, o desembargador destacou: “A Justiça Eleitoral está sempre empenhada em buscar melhorias para o eleitorado. A modernização das urnas é um exemplo disso.”

Ressaltou que a atualização dos equipamentos reduzirá custos de transporte e de armazenamento, resultando em “um ganho para o país”. Por fim, o desembargador Inacio Cortez afirmou: “Quanto à segurança não há o que se questionar. As urnas são seguras, independente do modelo”.

Em seguida, a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, falou sobre a mudança na aparência da urna: “É a primeira vez que a urna eletrônica passa por um redesenho. Ela vem hoje com uma apresentação totalmente nova”. Destacou que, apesar de não ter ocorrido modificações no design desde a criação das urnas, em 1996, elas vêm sofrendo, ano após ano, evoluções de desempenho, de performance e de segurança.

Segurança

Sobre a segurança da urna, Lorena Belo explicou que o novo equipamento é tão seguro quanto os modelos anteriores. A mudança é que o perímetro criptrográfico foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

A secretária esclareceu que “independente do modelo, os softwares são os mesmos e atendem aos mesmos critérios de segurança, auditabilidade e de integridade do resultado da votação”. E acrescentou: “O eleitor pode ficar tranquilo que qualquer que seja a aparência da urna em que ele votar, o voto está bem garantido“.

Avanços para logística

Entre as novidades apresentadas, foi a mudança da bateria da urna, que passou a ser de lítio. Essa bateria tem maior vida útil, além de não demandar recargas a cada quatro meses de armazenamento, como as utilizadas em outros modelos. A secretária pontuou também que a urna está mais leve e menor, o que reduz custos na distribuição e facilita o armazenamento desses equipamentos.

Facilidades e possibilidades para mesários

Outra mudança é a reformulação do terminal do mesário no modelo UE2020. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque. Lorena Belo destacou que, no futuro, a tela permitirá a exibição da foto da eleitora ou do eleitor, quando a identificação biométrica for realizada. O objetivo é que “o mesário possa verificar a identidade do eleitor com mais facilidade”, explicou.

O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

As novas urnas se somarão a outras, modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 25.063 urnas serão o quantitativo total de urnas que integrarão o parque do TRE-CE para as Eleições 2022.

Fechamento do Cadastro Eleitoral

Por fim, a secretária Lorena Belo destacou que os(as) eleitores(as) que desejam votar nas Eleições 2022 precisam regularizar sua situação até o dia 4 de maio, data de fechamento do Cadastro Eleitoral.

O atendimento aos(às) eleitores(as) é realizado de forma remota, por meio do Título Net, no site do TRE-CE. Destaca-se que a coleta biométrica está suspensa, no entanto os(as) eleitores(as) que não cadastraram a biometria e estão com título cancelado devem buscar atendimento no site do Tribunal.

Fonte: TRE-CE

Related Post

Urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 são apresentadas pelo TRE-CE BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...