Chuva de meteoros formados pelo Cometa Halley será vista do Ceará nesta quinta-feira (5)



Do Ceará, será possível ver o céu ganhar cores com a chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por detritos do Cometa Halley, nas primeiras horas desta quinta-feira (5). São esperadas até 40 “estrelas cadentes” por hora com maior facilidade de observação em pontos mais afastados dos centros urbanos.

Esse evento astronômico acontece quando nosso planeta atravessa a trilha de fragmentos deixados pelo Cometa Halley. Cada detrito passa numa velocidade superior a 250 km/h e gera uma luminosidade no céu - isso vai começar por volta de 2h com maior intensidade às 3h30.

Apesar disso, a chuva de meteoros já está em atividade desde o dia 21 de abril e pode ser acompanhada até o dia 12 de maio. Mas é na madrugada de quinta que acontece o momento mais favorável para ver a Eta Aquáridas.

A chuva de meteoros é considerada uma das melhores do ano, como avalia o astrônomo amador Lauriston Trindade. "Não costuma falhar: é uma chuva de meteoros muito estável, a quantidade é constante", destaca.

Isso porque na ocasião, além do maior número de cometas atravessando, o céu não estará tão iluminado pela lua já nas primeiras horas da noite. O Ceará pode ter visão privilegiada devido à proximidade com a Linha do Equador, o que facilita a observação.

Related Post

Chuva de meteoros formados pelo Cometa Halley será vista do Ceará nesta quinta-feira (5) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 3 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...